UFFS 13 anos!

No dia 15 de setembro de 2022, a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) completou 13 anos. A criação da UFFS foi efetivada no dia 15 de setembro de 2009 e é resultado da mobilização e da luta dos trabalhadores do campo e da cidade, povos indígenas, movimentos sociais, sindicatos, associações, lideranças políticas comprometidas com a educação e com o desenvolvimento da região da fronteira sul, nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Além de toda essa mobilização na criação da UFFS, é necessário destacar o empenho do governo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesse processo. Lula governou o Brasil do ano 2003 ao ano 2010. Nesse período, o investimento em educação cresceu de forma muito rápida e com investimentos nunca vistos na história do Brasil. Esses investimentos do período do governo Lula tiveram continuidade no governo da presidenta Dilma.

A UFFS foi uma dentre as 18 Universidades Federais criadas nos governos do Presidente Lula e da Presidenta Dilma. Ajunto a essas novas Universidades também foram criados 173 campus universitários e mais 360 unidades ligadas aos Institutos Federais. Ou seja, nos mandatos do presidente Lula e Dilma, o ensino superior público no país teve uma grande expansão, atendendo milhões de jovens estudantes.

Hoje, a UFFS atende milhares de estudantes no estado do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, em mantém dezenas de cursos de graduação e pós-graduação. É uma universidade pública, gratuita, popular e de qualidade te um papel extremamente importante na inclusão de jovens indígenas, jovens do campo e até mesmo jovens estrangeiros.

O SINDUFFS considera fundamental mencionar que, graças ao governo Lula, milhões de estudantes tiveram a oportunidade de ingressar e se manter no ensino superior público. Lamentavelmente, desde o ano 2016, a partir do golpe que destituiu a presidenta Dilma, os ataques à Educação e às Universidades Públicas se aprofundam ano após ano.

Com o governo do Presidente Bolsonaro, esses ataques se acirraram, seja no corte de recursos, seja na criminalização dos professores e estudantes, ou ainda, na nomeação de reitores interventores, atacando de maneira direta no processo democrático nas Universidades.

Nesse sentido, ao fazermos memória dos 13 anos de criação da UFFS, reafirmamos a importância de defendermos governos que tenham a educação e as Universidades Públicas como prioridade. Por isso, ao lembrarmos o aniversário da UFFS, somos gratos ao Presidente Lula por ter acolhido a reivindicação do povo da Fronteira Sul e criado essa importante instituição de ensino superior.

Que a esperança que hoje move milhões de brasileiros seja realidade também na UFFS, para que os processos democráticos voltem a ser parte do cotidiano da Universidade e que seu histórico de luta e de conquista jamais seja esquecido.

Leia mais sobre a criação da UFFS clicando nos links abaixo: