Home Mutirão

Mutirão

Mutirão: Solidariedade entre trabalhadores em tempos de pandemia

Meta 1ª Etapa – Agosto (Valor R$ 74.900,00)

Mutirão: Solidariedade entre trabalhadores em tempos de pandemia é uma campanha de solidariedade promovida pela Paróquia Santo Antônio – Região Nordeste de Chapecó/SC, SINDUFFS (Seção Sindical dos Docentes da Universidade Federal da Fronteira Sul) pelo SINDTAE (Sindicatos do Técnicos da UFFS) e a Rede Emancipa – Movimento Social de Educação Popular com foco na arrecadação de valores para aquisição de cestas básicas para doação nos meses de agosto, setembro, outubro e novembro de 2020. Nesta etapa buscaremos atender as famílias nas aldeias indígenas, migrantes e outras famílias em situação de pobreza, acentuada no período da pandemia de Covid-19 na mesorregião da Fronteira Sul. Nosso intuito é arrecadar ao longo de toda a campanha o valor correspondente a 1.000 cestas básicas mensais com o valor unitário de R$ 70,00 que, somadas às taxas de manutenção do serviço deste site, totalizarão até o final do ano R$ 299.600,00.

Mutirão vem da palavra tupi motyrõ, que significa trabalho em comum. Trata-se de uma prática presente nas diversas comunidades da mesorregião, traço comum entre os diversos grupos étnicos: caboclos, indígenas, colonos, quilombolas, faxinalenses dentre tantos outros para os quais o mutirão (ou puxirão para alguns) é componente estruturante na vida dessas comunidades. Nos encontramos aqui igualmente com as melhores tradições dos sindicatos na construção do apoio mútuo entre os trabalhadores. Além dessa solidariedade mais imediata estamos na luta para que o governo federal assuma sua responsabilidade e amplie o auxilio emergencial até final do ano.

Os recursos arrecadados serão convertidos em cestas básicas para as seguintes comunidades:

1. Aldeia Campo do Dia da Terra Indígena Rio das Cobras de Nova Laranjeiras/PR
— 90 famílias beneficiadas

2. Aldeia Guarani da Terra Indígena do Toldo Chimbangue de Chapecó/SC
— 40 famílias Guarani e 130 famílias Kaingang beneficiadas

3. Aldeia Condá de Chapecó/SC.
— 250 famílias beneficiadas

4. Aldeia Toldo Pinhal de Seara/SC.
— 20 famílias beneficiadas

5. Famílias de Migrantes listadas pela Paróquia Sto. Antônio em Chapecó/SC
— 300 famílias beneficiadas

6. Demais famílias listadas pela Paróquia Sto. Antônio em Chapecó/SC
— 170 famílias beneficiadas

Além desta arrecadação em dinheiro, a campanha Mutirão: solidariedade entre trabalhadores em tempos de pandemia também está promovendo a arrecadação e distribuição de roupas e cobertores para o inverno que também é uma demanda dessas e de outras comunidades. Para contribuir com esta ação, entre em contato com a Janine da Rede Emancipa através do número (49)91468393 (Celular/WhatsApp).

Além disso, estamos apoiando a arrecadação de equipamentos eletrônicos para estudantes da educação básica em situação de vulnerabilidade do Programa Tamo Junto: Cuidado Integral e Arte da Secretaria da Cultura de Chapecó/SC. Para contribuir, entre em contato através do número (49)984166063 (Celular/WhatsApp).

Para mais informações, envie um email para [email protected]