Na tarde do dia 28/04, docentes da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) reuniram-se em assembleia geral organizada pela Seção Sindical dos Docentes da UFFS (SINDUFFS). O encontro teve início as 16h e foi realizado através de videoconferência, com transmissão para todos os campi da universidade. Na ocasião foram discutidas a situação política que vive o Brasil atualmente e os efeitos da crise econômica no ensino superior. Os/as docentes debateram sobre os cortes no orçamento da educação e os impactos destes para a UFFS.

     Um dos coordenadores de organização da SINDUFFS, Fernando Vojniak, acredita que a reunião foi bastante produtiva. “Na oportunidade discutimos também problemas locais, problemas que dizem respeito aos servidores da UFFS, e traçamos algumas linhas de trabalho. Pretendemos acompanhar de perto as políticas de progressão salarial e de carreira na universidade”. Como próximas ações, a seção sindical pretende estudar mais profundamente como funcionam as políticas de progressão atualmente e também os impactos para a UFFS dos cortes orçamentários no ensino superior no Brasil, bem como pensar em possíveis formas de mobilização para o enfrentamento das possíveis perdas.

     A diretoria da seção sindical informou também os avanços obtidos no cadastro para consignação da SINDUFFS no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), lembrando que os documentos foram entregues ao MPOG ainda em janeiro deste ano. Outro ponto em pauta foi a troca de gestão do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior – ANDES-SN. As eleições acontecem nos próximos dias 10 e 11 de maio, com candidatura de chapa única para o pleito (mais informações em https://goo.gl/EJ7LMV).

1381437_638451802842982_1314828123_n