Reunidos em assembleia local nesta quarta (30), os/as docentes da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Chapecó aprovaram greve por tempo determinado, até o término da votação da PEC 55/2016 no Senado. O movimento paredista pressiona a não aprovação da PEC 55, que pretende congelar os investimentos públicos por 20 anos, atingindo também áreas como saúde e educação. Os/as docentes de Chapecó tomam assim a posição política de aderir ao movimento grevista nacional dos professores das Instituições de Ensino Superior (IES), também mobilizados contra a PEC 55. Atualmente 39 IES estão paralisadas em todo Brasil.
A decisão aconteceu após debates durante assembleias locais da categoria chamadas pela Seção Sindical dos Docentes da UFFS (SINDUFFS) no campus Chapecó. Na assembleia do dia 30 de novembro, foram 37 votos favoráveis a greve, 5 votos contrários e 2 abstenções. Um dos coordenadores de organização da SINDUFFS, Fernando Vojniak, lembra que em Chapecó as aulas na UFFS já estão suspensas devido a ocupação estudantil que também se mobiliza para barrar a aprovação da PEC 55. “Depois de algumas assembleias que debateram tanto a deflagração da greve nacional dos docentes e também o movimento de ocupação dos estudantes da UFFS, os professores tomam uma decisão política de se juntar aos demais trabalhadores e movimentos que pressionam a extinção da danosa PEC 55”.
Nos demais campi da UFFS, há ocupações estudantis contra a PEC 55 em 4 dos 6 campi da universidade. Os técnicos administrativos em educação (TAEs) também estão em greve. Em Chapecó, 7 escolas estaduais também estão ocupadas por estudantes secundaristas, que protestam contra a PEC 55 e contra a proposta de reforma no ensino médio (MP 746/2016).
Programação da greve
Junto com a decisão de iniciar a paralisação docente em Chapecó, os professores e professoras formaram um comando local de greve, que divulgou as atividades e mobilizações agendadas para os próximos dias:
02/12 – CAFÉ DA MANHÃ NA OCUPA UFFS CHAPECÓ
Horário: 9h
Local: UFFS Chapecó
Solicita-se que os participantes levem contribuições para a ocupação, como café, pão, bolacha, fruta, açúcar, margarina, farinha de trigo e de milho, leite em pó, detergente, sabão em pó, água sanitária, absorvente, analgésicos, soro.
Org.: SINDTAE
02/12 – SARAU DE RECEPÇÃO DA CARAVANA DE BRASÍLIA
Horário: 19h
Local: UFFS Chapecó
Org.: SINDUFFS e OCUPA
04 e 05/12 – ACAMPAMENTO DOS DOCENTES NA OCUPA
Horário: durante todo o final de semana
Local: UFFS Chapecó
Org. SINDTAE, SINDUFFS, SINASEFE e OCUPA UFFS
06/12 – CAFÉ DA MANHÃ E PLENÁRIA UNIFICADA
Horário: 9h
Local: UFFS Chapecó
06/12 – AULA PÚBLICA SOBRE A PEC 55 E A REFORMA DO ENSINO MÉDIO
Horário: 18h
Local: Praça Coronel Bertaso, Chapecó
Org. SINDTAE, SINDUFFS, SINASEFE e OCUPA UFFS