Segundo depoimento da série produzida pela SINDUFFS sobre as agressões da Polícia Militar de Santa Catarina à estudantes e professores na madrugada do dia 3 de outubro durante uma festa na República da Frida, localizada em Chapecó/SC.
Assista o vídeo com o depoimento 02: Agressões policiais na Republica da Frida – Depoimento 2
Entenda o caso:
Durante a realização de uma festa residencial na região central de Chapecó-SC, ocorreu abordagem por dois policiais militares em viatura, mesmo o som estando desligado naquele momento. Permaneceu um policial em frente a casa, enquanto o outro adentrou sem caracterização da natureza da abordagem e iniciou conduta de agressões físicas e psicológicas. Em poucos minutos, a república de estudantes onde encontravam-se cerca de 100 pessoas (estudantes e professores universitários), foi invadida por mais de uma dezena de policiais, mobilizando viaturas das equipes da Polícia Militar de SC, grupamento tático e canil da PM.
Os policiais, sem explicações coordenadas sobre a operação, realizaram procedimento de busca na casa e mantiveram os frequentadores submissos a tortura física e psicológica. As equipes permaneceram na casa por cerca de 90 minutos, tempo em que mantiveram-se agredindo as pessoas, mesmo dominadas ou algemadas, sob a mira de fuzis e escopetas, tratadas com tapas no rosto, socos, pontapés, empurrões, golpes de cassetete e pessoas arrastadas pelos cabelos.
Ainda, durante toda a operação, a conduta dos policiais, relatada pelas vítimas foi de graves ofensas em relação às mulheres, homossexuais, estudantes de cursos vinculados às ciências humanas e pessoas oriundas de outras regiões do país. Também foi relatado abuso durante o processo de revista contra homens e mulheres. Foi relatada a quebra de móveis e materiais da casa, a destruição de vários aparelhos celulares e o desaparecimento de outros durante a ação. A operação foi concluída com a condução de um pequeno grupo, para a delegacia por volta das 03h.
Assista o vídeo com o Depoimento 1: Agressões policiais na República da Frida – Depoimento 1
Leia a nota sobre as denúncias divulgada pelo Centro de Referência em Direitos Humanos Marcelino Chiarello, da UFFS: Nota CRDH/UFFS