Assembleia Geral decide não deflagrar a greve e agenda mobilização para o dia 4 de Julho

Na sexta-feira, dia 24 de junho de 2022, às 13:00, a SINDUFFS realizou uma Assembleia Geral com os docentes da UFFS para tratar da eleição de delegado(a) para o 65º CONAD, de 15 a 17 de julho, em Vitória da Conquista (BA); so indicativo de deflagração de greve para o dia 27/06; da mobilização Ocupa as Universidades, Institutos Federais e CEFETs, entre os dias 27 e 29/06;e do impacto dos cortes no orçamento da UFFS. A mesa foi presidida pela professora Naira Estela Roesler Mohr.

Antes de debater os pontos da pauta, a professora Marilda Merência Rodrigues trouxe os informes sobre a reunião com Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas – UFFS, realizada no dia 3 de junho desse ano, sobre o pagamento retroativo do adicional noturno. O Pró-Reitor se colocou à disposição para fazer o cálculo e pagar o que é devido aos servidores, apenas aguarda a chegada do Mandado de Força Executória.

Em ato contínuo, a mesa consultou se havia entre os presentes, interessados em representar a SINDUFFS no 65º CONAD, de 15 a 17 de julho, em Vitória da Conquista (BA).  O professor Régis Caetano da Costa colocou seu nome a disposição, tendo seu nome referendado pela Assembleia. O 65º CONAD do ANDES-SN terá como tema central o “Retorno presencial com condições de trabalho e políticas de permanência para fortalecer a luta por Educação Pública e liberdades democráticas”.

Na sequência, a professora Marilda Merência Rodrigues apresentou o segundo ponto da pauta, a votação do indicativo de deflagração de greve para o dia 27 de junho desse ano. A professora trouxe os informes da última reunião do Setor dos ANDES-SN e mencionou que havia sete IFES dispostas a entrar em greve na data e outras duas já em greve. Após a explanação inicial, a presidente da mesa abriu uma rodada de inscrições para debater o ponto da pauta.

Os professores e as professoras presentes se manifestaram contrários ao indicativo de deflagração de greve, por conta do baixo número de participantes na assembleia e a dificuldade de mobilização dos professores, apesar de considerarem as demandas importantes para a categoria. Também questionam a metodologia confusa adotada pelo ANDES-SN para condução da mobilização pela greve. A votação teve o seguinte resultado: de um total 12 (doze) votos, 9 (nove) favoráveis, 3 (três) abstenções, e nenhum voto favorável. Assim, os presentes não aprovam o indicativo para deflagração da greve para o dia 27 de junho de 2022.

Em seguida, se tratou da Mobilização Ocupa as Universidades, Institutos Federais e CEFETs, que ocorrerá em todo o país entre os dias 27 e 29/06, sendo ponto da pauta apresentado pela professora Ana Cristina Hammel. Após amplo debate quanto as possibilidades de cada campi, os presentes definem o dia 4 de julho como um dia de mobilização com atividades a serem organizadas nos campi da UFFS em diálogo com os estudantes e técnico-administrativos.

Por último, os docentes debateram sobre os cortes no Orçamento da UFFS. O professor Benedito Silva Neto apresentou aos demais a situação das universidades e institutos federais que se manifestaram na última Reunião do Setor das IFES e relatou a redução do número dos terceirizados na UFFS e manifestou preocupação com a ausência de manifestação da Reitoria sobre os cortes. Propôs, em nome da diretoria, a formação de uma comissão para análise da situação da UFFS relacionado aos cortes orçamentários com docentes de todos os campi. Sem manifestações contrárias, os docentes presentes aprovam a proposta da diretoria para criação de uma comissão para tratar do tema.