Assembleia Estudantil debateu os efeitos dos cortes na Educação Superior e organiza mobilização para o dia 18

Nesta segunda-feira, dia 10 de outubro, o Diretório Central dos Estudantes (DCE) do campus Chapecó, promoveu uma Assembleia que contou com a participação de representações da Seção Sindical dos Docentes da UFFS (SINDUFFS), do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação de Universidades Federais (SINDTAE) e da  União Catarinense dos Estudantes (UCE). O professor Willian Simões, esteve no evento representando os professores e professoras da SINDUFFS.

Houve um momento inicial de problematização da ameaça de cortes por parte dos estudantes e convidados, mesmo após o movimento pelo descontingenciamento. Os estudantes entendem que as universidades já estão sofrendo com os cortes há bastante tempo e que vêm sendo afetadas não apenas em termos estruturais, mas na implementação de moradia, bolsas e auxílios estudantis, contribuindo desse modo para as altas taxas de evasão e abandono.

Os estudantes e convidados tiveram um momento de análise crítica da conjuntura político-eleitoral e na sequência foi aberto um espaço para manifestação da comunidade acadêmica. A partir das manifestações chegou-se ao entendimento de que há a necessidade de tirar Jair Bolsonaro da Presidência da República. Entendeu-se que é necessária essa definição eleitoral em favor de uma mudança de gestão para que as Universidades Públicas possam se recompor e discutir o seu papel e do conhecimento científico e tecnológico a serviço do desenvolvimento regional e sustentável, ou seja, a serviço do bem comum.

A partir desse entendimento saiu dali o planejamento para a mobilização do dia 18, que vem sendo organizada também em escala nacional pela União Nacional dos Estudantes (UNE). O DCE da UFFS, campus Chapecó, já está em diálogo com os DCEs da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), grêmios estudantis e partidos políticos, através de reuniões que ocorrerão ao longo dessa semana.  A expectativa é de uma grande onda jovem com estudantes, professores, técnicos e a comunidade no dia 18 de outubro.