Em face às poucas informações obtidas e divulgadas no campus da UFFS de Laranjeiras do Sul sobre a Campanha de Vacinação contra a Covid-19, e em atendimento as demandas da categoria, a Diretoria da SINDUFFS protocolou no último dia 7 de junho junto a Secretaria Municipal de Saúde de Laranjeiras do Sul, um ofício e os calendários de imunização do grupo prioritário de trabalhadores de ensino superior com a solicitação informações quanto ao calendário de vacinação.
Ao receber os documentos, Valdecir Valicki, Secretário Municipal da Saúde de Laranjeiras do Sul, alertou que ainda não havia previsão para atendimento dos trabalhadores da UFFS no calendário de vacinação da 5ª Regional da Saúde de Guarapuava, que contempla o município, e informou que iria se manifestar oficialmente sobre o tema no dia seguinte. Desde então, foram feitos vários contatos com a Secretaria de Saúde e a Vigilância Municipal para obter informações que, por vezes, que nem mesmo esses órgãos possuíam.
A partir disso, a Diretoria da SINDUFFS entrou em contato com a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino, na figura do superintendente Aldo Bona, que nos informou sobre o envio de apenas algumas doses de vacina destinadas ao grupo prioritário de trabalhadores do ensino superior nesta Primeira Etapa – sendo que na 5ª Regional de Saúde, em Guarapuava, não foi prevista a vacinação de trabalhadores do ensino superior nos municípios de Laranjeiras do Sul, Irati e outros. Desse modo, a UFFS – campus Laranjeiras do Sul não recebeu doses neste envio, diferentemente do campus de Realeza que pertence à Regional de Saúde de Cascavel.
Diante disso, a Diretoria cobrou do superintendente o cumprimento do calendário nacional, estadual e municipal, que se comprometeu a retornar ainda nesta semana sobre a data em que serão disponibilizadas as vacinas. Logo que a seção sindical obtiver mais informações acerca da vacinação dos trabalhadores da UFFS – campus Laranjeiras do Sul, continuará compartilhando com a categoria através dos meios de costume.