A Diretoria Nacional do ANDES-SN manifesta apoio e solidariedade com a Professora Lola Aranovich, docente da UFC e base do ADUFC-Sindicato. A professora vem recebendo, há mais de dez anos, ameaças pelas redes sociais, de morte, frases preconceituosas e agressivas em razão de ser mulher, feminista e possuir um blog muito importante de apoio às denuncias de violências, em especial a violência contra a mulher. A última ameaça, ocorrida na segunda-feira, dia 27 de fevereiro, uma pessoa afirmou que que iria “estuprá-la e cortar sua cabeça, que vai filmar tudo e jogar nas redes sociais”.
Esta violência de gênero acontece logo no início do mês de março para ratificar as denuncias diárias que o movimento de mulheres no mundo, no Brasil e no Ceará vêm fazendo.
No momento em que fazemos esta denúncia, o Ceará já registrou pelo menos 16 casos de mortes violentas e feminicídios. Ao tempo em que denunciamos que o Ceará já registrou 27 feminicídios em 2023, sendo dos 27 casos, oito em Fortaleza e, em sua maioria, ocorrências com requintes de crueldade.
Queremos nossas mulheres vivas! Nenhuma a menos! Neste sentido, a Diretoria Nacional do ANDES/SN reafirma sua disposição de luta e de denúncia, apontando para a construção de uma sociedade que assuma a prioridade da luta pelos direitos da classe trabalhadora, antimachista e antipatriarcal, antirracista, antilgbtfóbica, anticapacistista e antifascista precisam estar na ordem do dia.
Machistas não passarão!
Brsília (DF), 07 de março de 2023.
Diretoria Nacional do ANDES-SN