Nota de Repúdio da SINDUFFS à intervenção autoritária do Governo Federal sobre o IFSC

NOTA DE REPÚDIO DA SINDUFFS, SEÇÃO SINDICAL DO ANDES-SN, À INTERVENÇÃO AUTORITÁRIA DO GOVERNO FEDERAL SOBRE O IFSC

A SINDUFFS vem a público se manifestar pela defesa intransigente da democracia e do respeito ao resultado das eleições realizadas no IFSC no pleito de 06 de dezembro de 2019, devidamente homologada pelo Consup e encaminhada ao MEC.

O ataque à autonomia universitária tem sido uma prática corriqueira, desde o início do governo Bolsonaro, através da intervenção na autonomia pedagógica e no desrespeito às consultas para a escolha dos gestores das Instituições de Ensino Superior. A UFFS, assim como outras universidades, convive desde o ano passado não somente com uma gestão ilegítima e que, a cada dia, se mostra mais incapaz de cumprir com os princípios mais elementares da gestão democrática. Nossa situação é um exemplo de que atitudes autoritárias como a que o IFSC foi levado a enfrentar, não somente desrespeita a vontade geral da comunidade, mas também afeta negativamente no andamento das atividades fins das IES.

É preciso enfrentar tais posturas antidemocráticas de maneira contundente. Nós da SINDUFFS, não somente nos solidarizamos, como também nos colocamos à disposição para construirmos juntos a luta em defesa da educação pública e da democracia.

Em defesa da autonomia das IFES!
Fora Bolsonaro!

Chapecó (SC), 27 de abril de 2020.
Diretoria da SINDUFFS /ANDES-SN