Docentes da UFFS conquistam a prorrogação do cronograma de editais dos Projetos de Pesquisa e Extensão

Desde o dia 8 de agosto, o Conselho Universitário (CONSUNI) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), no âmbito da Câmara de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura (CPPGEC) e da Câmara de Graduação e Assuntos Estudantis (CGAE), vem fazendo reuniões sobre a prorrogação do cronograma dos editais de projetos que a Seção Sindical dos Docentes da UFFS (SINDUFFS) vinha debatendo em suas assembleias e reuniões com o(a)s docentes. Na sessão do dia 24 de agosto, a professora Silvia Romão apresentou um relatório favorável à prorrogação de alguns projetos de Pesquisa e de Extensão que foi aprovado pelo CONSUNI da UFFS.

Com a aprovação da prorrogação, os proponentes têm a opção de solicitar a continuidade dos cronogramas por até mais 6 meses. As Diretorias de Pesquisa e de Extensão já fizeram os informes à(o)s coordenadores(a)s dos projetos e programas para que o(a)s pesquisadore(a)s possam solicitar as prorrogações nos termos da RESOLUÇÃO Nº 14/CONSUNI CPPGEC/UFFS/2020. Graças a essa opção de prorrogação, há a perspectiva da continuidade dos projetos e a possibilidade de ir a campo para coletar dados e de retomar o contato com a comunidade regional assim que os níveis de segurança permitirem. Além disso, há a possibilidade de aplicar os recursos conquistados pelos proponentes, recursos esses que seriam devolvidos à UFFS caso não houvesse a prorrogação.

Mais uma vez o(a)s docentes organizado(a)s, junto(a)s da SINDUFFS e do Conselho Universitário da UFFS, conseguem propor e tomar decisões que permitem avançar nas demandas da comunidade acadêmica diante da ausência de proposições assertivas da gestão não-eleita da Universidade.