Os ataques do governo Bolsonaro à Educação não param. Mas a luta dos estudantes, professores e trabalhadores também não e, nesta quinta-feira, 30 de maio, o país deverá ser novamente sacudido por manifestações. De acordo com levantamento de entidades estudantis que convocaram o ato, até o momento mais de 100 protestos já estão programados.

30M Facebook 2

A luta contra os cortes e ataques do governo à Educação, contra a Reforma da Previdência e por empregos segue sendo o mote dos protestos, que devem ser mais um “esquenta” para a Greve Geral marcada para 14 de junho. O #30M conta com o apoio de todas as centrais sindicais, entidades dos trabalhadores da educação, sindicatos e movimentos sociais, que prometem engrossar os protestos.

Luta é o caminho

A postura do governo Bolsonaro segue de ataques à educação. Nesta terça-feira (28), a AGU (Advogacia-Geral da União) solicitou ao STF (Supremo Tribunal Federal) que seja autorizada a ação de policiais nas universidades públicas e privadas. A manifestação da AGU tem a ver com a ação relativa às eleições de 2018, quando alguns juízes eleitorais autorizaram a entrada de policiais nas universidades sob a alegação de que estavam ocorrendo “propaganda eleitoral”. Bolsonaro quer tornar isso uma prática.

Em manifestação enviada ao STF, o advogado-geral da União, André Mendonça, também defendeu o contingenciamento promovido pelo governo de 30% na Educação.

A Secretaria Executiva Nacional da CSP-Conlutas aprovou a incorporação deste dia de luta no calendário de mobilizações rumo à Greve Geral e a orientação é para que todas as entidades e movimentos filiados apoiem e se somem aos protestos.

Vamos todos juntos para mais um grande dia de luta neste #30M, rumo à Greve Geral de 14 de junho.

Confira os atos programados por região.

Fonte: CSP-COLUTAS