fotoassembleia

Os docentes da UFFS reunidos em assembleia deliberaram por repudiar e não reconhecer a nomeação de Marcelo Recktenvald para a reitoria da UFFS. A assembleia foi marcada pela ampla participação e pela indignação com uma medida que afronta a decisão da comunidade universitária. Como todos sabem e reconhecem, realizamos um amplo processo de debate para escolher a Reitoria da UFFS, com consulta à comunidade universitária e decisão do Conselho Universitário. É a democracia e a autonomia da universidade que está sendo violada!

A decisão unânime da Assembleia foi: não vamos aceitar! Repudiamos a nomeação e não reconhecemos Marcelo Recktenvald como Reitor da UFFS.

Frente a isso, apontamos os primeiros passos:

Durante essa semana vamos realizar uma serie de aulas públicas em conjunto com as demais categorias. É o momento de paralisar as atividades rotineiras para debater o que acontece na universidade. Essas atividade serão realizadas em cada um dos campi, em Chapecó, de forma conjunta com a Ocupação da Reitoria.

Na terça, dia 3, no campus Erechim, ocorrerá uma plenária da comunidade universitária para discutir ações de mobilização. Na quarta, dia 4, ocorrerá em Chapecó uma assembleia entre todos os segmentos na Ocupação para se contrapor à posse ilegítima que ocorrerá em Brasília. Os outros campi também estão se organizando.

Convocamos todos/as para um grande ato em Chapecó, na quinta dia 5, para manifestar nossa indignação com essa nomeação e exigir o respeito à decisão da comunidade universitária.

E na sexta, dia 6, vamos realizar uma assembleia geral dos/as docentes para decidir os próximos passos. Decidimos na assembleia colocar em debate a possibilidade de greve e todas as formas de luta que estiverem ao nosso alcance para restabelecer a democracia na universidade.

As ocupações, assembleias e manifestações que estão ocorrendo em todos os campi são um sinal claro: podemos vencer! E a hora é agora para mobilizar e não permitir que nossa universidade fique sob intervenção por quatro anos.

Abaixo todas as deliberações:

Repúdio e não reconhecimento da nomeação de Marcelo Recktenvald;

► De 3 a 6 de setembro – Semana de aulas públicas em defesa da democracia e da autonomia a ser construída em cada um dos campi e na ocupação;

Apoio às ocupações estudantis com nossa presença e com todas as formas de solidariedade, garantindo a ausência de prejuízos para os estudantes ocupantes;

► Analisar a possibilidade de reivindicar ao Conselho Universitário o pedido de destituição do Reitor nomeado, nos termos do Art. 13, Inciso XIII, do Estatuto da UFFS;

Assembleia da Comunidade Universitária no dia 4 de setembro. Manifestação da comunidade em todos os campi sobre a nomeação da Reitoria e contraponto à posse em Brasília;

Participação em ato unificado na Reitoria no dia 5 de setembro;

Nova assembleia docente até sexta dia 6 para pensar as próximas ações.

Diretoria da SINDUFFS