No dia 3 de dezembro foi realizada a primeira atividade para apresentar e discutir a Assessoria Jurídica da SINDUFFS, que já está em funcionamento. Participaram do encontro que aconteceu na UFFS Campus Chapecó professores, os advogados responsáveis pela Assessoria e, através da transmissão por videoconferência, professores dos campi de Erechim, Laranjeiras do Sul e da unidade no Edifício Mantelli, em Chapecó. A partir de agora será disponibilizado aos sindicalizados da SINDUFFS o atendimento e acompanhamento individual para questões jurídicas trabalhistas e funcionais, que poderá ser feito presencialmente e também por telefone e e-mail.

Na ocasião, os professores puderam tirar e dúvidas e levantar questionamentos trabalhistas com os advogados Heverton Renato Monteiro Padilha e Bruna Almeida Cordeiro, que também falaram sobre a metodologia de trabalho que irão adotar junto à SINDUFFS. A empresa responsável pela Assessoria Jurídica é a Wagner Advogados Associados, que tem escritórios em 21 cidades brasileiras. “Temos muito trabalho pela frente e muitas questões para levantar e estudar, e desde já nos colocamos à disposição para ajudar a construir uma Seção Sindical forte”, afirmou o advogado Heverton Renato Monteiro Padilha.
Na reunião foram debatidas questões como, por exemplo, o pagamento de auxílio pré-escola, auxílio transporte, recebimento de vencimentos reconhecidos e não pagos pela instituição de ensino superior referentes a outros anos, afastamento com direito a férias e o recebimento de juros e correção monetária pela efetuação de pagamentos externos, quando acontecerem durante a atuação profissional. “Estes pontos e outros podem virar ações judiciais individuais ou coletivas impetradas pelos professores, quando estes deveres estiverem sendo descumpridos pelas instituições. São ações completamente viáveis e válidas de serem ingressadas sob o ponto de vista jurídico”, comentou o advogado. Além disso, também foram discutidos assuntos como a progressão salarial para os professores e de assédio moral praticado pelas instituições.
O membro da diretoria da SINDUFFS, Vicente Ribeiro, acredita que a atuação da Assessoria Jurídica somará positivamente e trará conquistas importantes para a garantia de direitos da categoria. “Na próxima Assembleia pretendemos levantar e discutir também as questões trabalhistas que estão sendo descumpridas atualmente e que podem virar ações judiciais”, afirmou. Inicialmente, os atendimentos aos sindicalizados pela Assessoria Jurídica poderá ser feito através dos telefones (55) 3026-3206 e (49) 9147-8484 ou pelos e-mails [email protected] e [email protected]. O site da Assessoria Jurídica pode ser acessado em www.wagner.adv.br.  Em breve serão divulgados os locais onde irão acontecer os atendimentos presenciais.

Particinpantes na sala de videoconferencia UFFS Campus ChapecóAdvogados da Ass. Jurídica da Sinduffs