Assembleia Geral debateu mobilizações contra Reforma Administrativa e 9º CONAD Extraordinário

Nessa segunda-feira, dia 21, às 17 horas, os docentes da Universidade Federal da Fronteira Sul se reuniram por videoconferência em assembleia geral convocada pela Seção Sindical dos Docentes da UFFS. A assembleia foi instaurada e a mesa presidida pela docente Ubiara Garcia Vieira, coordenadore de organização da SINDUFFS, que trouxe o seguinte relato de Alexandre Luis Fassina, coordenador do SINDTAE, que esteve na plenária estadual organizada pela CSP-Conlutas para as mobilizações contra a Reforma Administrativa enviada ao Congresso Federal pelo Governo Bolsonaro:

No último sábado à tarde ocorreu a primeira plenária conjunta dos servidores públicos de Santa Catarina, no âmbito federal, estadual e municipal. Tiveram presentes 80 dirigentes de entidades com representações das centrais sindicais, servidores federais, estaduais, municipais e das empresas públicas. No início teve uma fala de duas centrais e uma de cada esfera. Basicamente, todas remetem ao perigo desse novo ataque com a Reforma Administrativa e da necessidade de união na resistência. Em seguida houve a apresentação de um advogado com a análise dos principais ataques da Reforma Administrativa, principalmente do fato de que atinge também os atuais servidores e praticamente desmonta a concepção de Estado e serviço público existente na Constituição Federal de 1988.

Na parte de encaminhamentos, abriu-se a fala para quem quisesse se manifestar, sendo praticamente consenso que deve ser feita uma ampla articulação entre todos os servidores. As estratégias, por enquanto são: as articulações com os colegas para alertar quanto aos impactos da Reforma; comunicação com a sociedade, que será mais atingida pelo desmonte dos serviços públicos; comunicação com os candidatos das próximas eleições, pois os mesmos podem influenciar nos votos dos deputados.

A respeito do ponto de pauta que era sobre a mobilização nacional do dia 30 de setembro, foram instituídas três comissões para organizar  as atividades: comissão de comunicação, que irá padronizar as artes e publicações para disponibilizar a todas as entidades e com orientação para que os filiados repliquem as postagens; comissão de organização de ato presencial em Florianópolis, provavelmente com carreata, e se for possível, com manifestação a pé com os devidos cuidados, e comissão de articulação com as entidades nacionais de modo a unificar a luta. A ideia é que o dia trinta é apenas uma etapa pois a resistência terá que se dar ao longo do processo no Congresso.

Em ato continuo, Ubiara apresentou o primeiro ponto da pauta, a eleição de delegado(a), suplente e observadore(a)s para o 9º CONAD Extraordinário do ANDES-SN, na qual foi indicada a docente Camila Elizandra Rossi como delegada, e Ubiara Garcia Vieira, como suplente e observadora. Não havendo outras indicações, ambos os nomes foram aprovados por unanimidade pelos presentes.

Na sequência a mesa abriu o debate sobre os pontos seguintes: posição da categoria docentes sobre a Reforma Administrativa e as ações para a mobilização nacional do dia 30 de setembro. Na sequência, Ubiara trouxe algumas informações sobre a análise jurídica a respeito da Reforma Administrativa e o quadro comparativo disponibilizado pela Assessoria Jurídica Nacional do ANDES-SN.

Foram apontados e aprovados os seguintes encaminhamentos: sugestões para a comissão de comunicação organizada pela CSP-Conlutas para a produção de materiais para mobilização nas redes, como filtros para perfis, produção de materiais gráficos que compare de maneira objetiva a situação atual com a situação pós-reforma, produção de materiais para divulgação nas aulas remotas, articulação com as entidades das cidades-câmpus da UFFS para o ato do dia 30 de setembro contra a Reforma Administrativa e em defesa do funcionalismo público, reunião horas antes do ato para mobilização da categoria e nova reunião para segunda-feira, dia 28, às 17 horas, para dar encaminhamento das articulações com as entidades locais.