Assembleia Geral teve empate na votação sobre a Greve Unificada e aprovou a redução da contribuição sindical

Na última sexta-feira, dia 18 de março, a Seção Sindical dos Docentes da Universidade Federal da Fronteira Sul – SINDUFFS realizou uma Assembleia Geral, que contou com a presença de mais de 90 docentes, para deliberar sobre a proposta da Diretoria de recalcular o valor das contribuições a partir do valor líquido recebido dos docentes; e a adesão à Greve Unificada dos Servidores Públicos Federais do dia 23 de março por reposição salarial, condições de trabalho, revogação da PEC 95 (teto de gastos) e contra a aprovação da PEC 32 (reforma administrativa). A Assembleia foi presidida pelos Coordenadores-Gerais, Benedito Silva Neto e Ana Cristina Hammel.

O 1º Tesoureiro, Vicente Ribeiro, apresentou a proposta da Diretoria de recalcular o valor das contribuições considerando a dedução dos valores correspondentes ao Regime Próprio da Previdência Social (RGPS) e do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF). O novo entendimento sobre a base de cálculo possibilitará uma redução de cerca de 30% no valor das contribuições sindicais. Essa foi uma das principais questões levantadas na consulta feita aos docentes por meio de um questionário enviado no início da nova gestão e teve a aprovação da maioria dos presentes. A permanência da redução, no entanto, está condicionada a sanidade das contas da seção sindical e a compensação da perda de receita com novas filiações.

Na sequência, Benedito Silva Neto apresentou as deliberações anteriores quanto ao ingresso da SINDUFFS no movimento pela construção da Greve Unificada, a criação do Grupo de Trabalho Carreira e Trabalho Docente da SINDUFFS, a fim de atuar nessa construção, e as considerações sobre a Reunião do Setor das IFES que tratou do tema. Em ato contínuo, o professor Jean Franco Mendes Calegari apresentou alguns dados trazidos à Roda de Conversa sobre as Perdas salariais dos professores do Magistério Superior, realizada no dia 4 de março, para demonstrar as demandas da Greve Unificada.

Depois de diversas manifestações favoráveis e contrárias à adesão à Greve Unificada do dia 23 de março, dentro do limite de exposição de 3 minutos cada, e a defesa de ambos os posicionamentos, passou-se a votação em que se obteve 34 votos favoráveis à adesão e 34 votos contrários.  Somaram-se no momento da votação 7 abstenções. Dessa forma, com resultados idênticos, a Diretoria propôs uma nova Assembleia após o dia 21 de março para definir sobre a adesão ou não à Greve Unificada do dia 23 de março. A proposta foi aceita por consenso dos presentes.

A SINDUFFS convida os professores e professoras da UFFS a se filiarem a sua Seção Sindical e a somarem forças nas lutas pela reposição salarial e contra os retrocessos! Para se filiar e saber como cadastrar o desconto da contribuição direto na sua folha de pagamentos, basta acessar sinduffs.org.br/filie-se.