Bloqueio de verba afeta UFFS!

No dia 30 de julho o governo Federal anunciou o bloqueio de R$15 bilhões em despesas discricionárias do orçamento de 2024. Neste processo, a educação federal sofre com um bloqueio de R$1,28 bilhão.

De acordo com as informações obtidas pelo SINDUFFS junto à reitoria da UFFS, o contingenciamento dos recursos da UFFS foi de 18% dos gastos. “Na prática, essa reprogramação, representa um contingenciamento de 18% dos gastos da UFFS, ou seja, toda a despesa discricionária da UFFS foi impactada, sendo que o limite de empenho foi reduzido em R$ 10.500.000,00 até a possível recomposição.”

A reitoria da UFFS informou aos gestores das unidades para que otimizem os recursos e reprogramem as despesas para os próximos dois meses até que o orçamento seja recomposto.

Na prática, o bloqueio anunciado pelo governo Federal, significa um profundo ataque às IFES, inclusive minando as promessas apresentadas quando a greve da educação federal ainda estava em curso.

A SINDUFFS seguirá atenta aos desdobramentos desse contingenciamento e mobilizado junto às demais IFES a fim de fazer com que o governo Federal garanta os investimentos necessários ao funcionamento e à manutenção das IFES e na defesa da educação pública, gratuita e de qualidade.