Nesta manhã, dia 5, a comunidade universitária se reuniu na reitoria da UFFS, ocupada pelos estudantes, em um grande Ato Contra a Intervenção na UFFS! Em Defesa da Universidade Pública e Democrática! O ato contou com a presença e participação dos/as estudantes, docentes, técnico-administrativos, coletivo indígena, sindicatos, movimentos sociais e comunidade externa.

WhatsApp Image 2019-09-05 at 11.02.12
Manifestação do coletivo indígena da UFFS no ato com a comunidade universitária.

As mobilizações e ocupação da reitoria da UFFS teve início com a publicação no Diário Oficial da nomeação do terceiro colocado da Lista Tríplice elaborada pelo CONSUNI de acordo com o resultado da Consulta Prévia. A nomeação ilegítima de Marcelo Recktenvald foi repudiada pela maioria da comunidade universitária e representa a perda da autonomia e democracia de uma universidade construída através de lutas históricas dos movimentos sociais.

Também esteve no ato, o reitor eleito pela comunidade universitária, o professor Anderson Ribeiro, que compartilhou o microfone com manifestações de todos os seguimentos.  Logo após o ato, que se estendeu até o início da tarde, estudantes se dirigiram ao aeroporto para recepcionar o interventor empossado no dia anterior em Brasília com palavras de ordem, faixas e cartazes. Para escapar da manifestação, o interventor saiu do aeroporto por um acesso lateral escoltado pela Polícia Militar.

aeroporto
Manifestantes reunidos em frente ao aeroporto de Chapecó – Foto: Letícia Ferrari/NSC TV.