WhatsApp Image 2019-09-12 at 14.59.56
Mesa da Assembleia dos/das Docentes no campus da UFFS em Chapecó.

Docentes da UFFS se reuniram em assembleia, nos campi e reitoria, nesta quinta-feira (12), às 14 horas, para debater a deflagração de greve e ações contra a nomeação de Marcelo Recktenvald. A convocação foi uma deliberação da assembleia anterior, realizada no dia 9 de setembro. Propostas de ações e deliberações foram sendo construidas a partir da pauta com base nas informações decorrentes das audiências de conciliação na 2ª Vara Federal de Chapecó, realizadas nos dias 10 e 11 de setembro.

Diante das novas informações, a diretoria da SINDUFFS propôs a suspensão da votação da deflagração da greve dos/as docentes até a próxima assembleia a ser realizada até dia o 19 de setembro, após a reunião do CONSUNI, apontada em juízo por ambas das partes, a equipe de Marcelo Recktenvald e o Movimento Ocupa UFFS, como mediadora do conflito. A assembleia votou pela suspensão da votação para poder aguardar o parecer do CONSUNI sobre o pedido de destituição dos interventores, reivindicação que também aprovada na assembleia. Leia todas as deliberações e ações da assembleia a seguir:

Deliberações:

Professores da UFFS reunidos em assembleia decidiram:

a) reivindicar ao CONSUNI que aprove pedido de destituição de Marcelo Recktenvald;

b) não aceitar cargos escolhidos por Marcelo Recktenvald (Chefia de Gabinete, Pró-Reitorias, Secretarias Especiais, Diretorias e demais cargos vinculadas à Reitoria);

c) que todas as comunicações da Seção Sindical dirigidas à universidade serão remetidas ao CONSUNI, portanto, solicita-se que o Conselho nomeie comissão de diálogo com a SINDUFFS;

d) reafirmar o apoio à ocupação da Reitoria e às lutas protagonizadas pelos estudantes contra a nomeação arbitrária de Marcelo Recktenvald para o cargo de Reitor da UFFS, e se comprometem com o combate a qualquer forma, explícita ou velada, de perseguição e a resguardar os estudantes de quaisquer prejuízos acadêmicos por sua participação no movimento, inclusive propondo a aprovação dessa orientação no âmbito dos colegiados, do conselho de cada campus e do conselho universitário;

e) apoiar à luta dos professores e técnicos e combater qualquer forma, explícita ou velada, de perseguição aos servidores;

Ações:

a) Suspensão da votação sobre a deflagração da Greve Local até a próxima assembleia, a ser realizada até o dia 19 de setembro;

b) Apoio à deflagração da Greve Nacional da Educação de 48h nos dias 2 e 3 de outubro proposta pelo ANDES-SN;

c) Aprovação de paralisação docente para o dia 16 de setembro em homenagem aos 10 anos da UFFS;

d) Aprovação da Campanha: Esses professores não respeitaram a decisão da comunidade universitária e da categoria;

e) Organização de Aulas públicas em defesa da democracia e da autonomia universitária, a ser organizada em cada um dos campi, com ênfase no debate sobre os fundamentos do pedido de destituição;

f) Criação de Comissão de Mobilização por campus: aulas públicas, campanha de sindicalização, diálogo com conselheiros, caravanas para Reitoria Ocupada, dentre outras.