I Congresso do SINPROESTE: A autonomia do trabalho docente em questão

Estão abertas as inscrições para o I Congresso das Trabalhadoras e dos Trabalhadores em Educação do Oeste Catarinense: A autonomia do trabalho docente em questão. O evento é promovido pelo Sinproeste e acontecerá nos dias 21, 22 e 23 de julho deste ano, no auditório do Lang Palace Hotel. A programação incluirá conferências e apresentações de trabalhos.

Inscrições:
Podem se inscrever para apresentar trabalhos professores e estudantes. Para os sócios do sindicato, a inscrição é gratuita.

As inscrições para o evento e para a apresentação de trabalhos estão abertas até o dia 15/05/23 pelo site https://congresso.sinproeste.org.br

O I Congresso das Trabalhadoras e dos Trabalhadores em Educação do Oeste Catarinense: A autonomia do trabalho docente em questão se constitui em evento de caráter científico direcionado para professores dos diferentes níveis de ensino, técnicos administrativos, estudantes de graduação e pós-graduação e movimentos sociais, mas é aberto para a participação de toda a comunidade.

O objetivo central do Congresso é debater os desafios da sociedade, da educação e da profissão docente na atualidade. Pretende-se, com o evento:

a) produzir referências para a pesquisa, para as práticas educacionais e para as organizações dos trabalhares em educação.

b) fomentar o debate entre trabalhadores, pesquisadores e organizações sociais em espaço democrático.

c) contribuir para a qualificação e o fortalecimento da profissão docente.

Datas e prazos importantes:

Data limite para envio de resumos: 15/05/2023.
Divulgação do resultado da avaliação: A partir de 30 dias após o envio do resumo.
Prazo máximo para publicação dos resultados: 15/06/2023.

Confira a programação do Congresso:

Dia 21/07/23 – Sexta-feira

• 18h30 – Mesa de Abertura.
  •  19h00 às 22h00 – Conferência de Abertura – Desafios do trabalho docente no século XXI
    – Conferencistas: Dr. Newton Duarte – Unesp; Dra. Patricia Torriglia – UFSC; Gilson Reis – Coordenador Geral da Contee.

Dia 22/07/23 – Sábado

• 08h30 às 11h30 – Painel – Trabalho docente, liberdade de ensinar e de concepções pedagógicas: o que podem fazer os professores? Painelistas: Dra. Madalena Guasco Peixoto – PUC-SP; Dra. Marilda Facci – UEM.
  • 19h00 às 22h00 – Painel – A atividade docente em meio às relações de gênero, étnico-raciais e de classe. Painelistas: Dra. Ângela Soligo – Unicamp; Dra. Roselí Alves dos Santos – Unioeste.

Dia 23/07/23 – Domingo

• 08h30 às 11h30 – Painel – A saúde dos professores: o que podem os Sindicatos? Painelistas: Dra. Marcia Hespanhol Bernardo – USP; Dra. Márcia Pit Dal Magro – Unochapecó.
  • 14h00 às 17h00 – Conferência de encerramento – Trabalho Docente: novos rumos e possiblidades. Conferencistas: José Geraldo Santana Oliveira – Consultor Jurídico da Contee; Dr. Gaudêncio Frigotto – UFRJ.

Apresentações de Trabalhos: Dias 21 e 22, das 14h00 às 17h00.

Eixos temáticos:

1. Trabalho Docente e Políticas Públicas no Ensino Superior;
  2. Trabalho Docente e Políticas Públicas na Educação Básica;
  3. Formação Docente e Práticas Pedagógicas: políticas e processos;
  4. Trabalho docente e saúde;
  5. A atividade docente em meio as relações de gênero, étnico-raciais e de classe;
  6. Trabalho docente no ensino técnico e profissionalizante.