GT Carreira e Trabalho Docente teve sua primeira reunião nessa quinta-feira, dia 17

Nessa quinta-feira, dia 17, aconteceu a primeira reunião do GT Carreira e Trabalho Docente da SINDUFFS, encaminhamento proposto na Assembleia Geral realizada no dia 9 de fevereiro. Nesse primeiro encontro  tivemos a oportunidade de reforçar a importância do trabalho coletivo, conhecer e reencontrar colegas de diferentes Campi.

Pensamos a construção do GT em duas dimensões: a de formação e mobilização, o que requererá diferentes ações, em diferentes planos temporais, no imediato, médio e longo prazo. Considerando as agendas nacionais, que vêm sendo construídas nas Reuniões Setoriais dos Sindicatos e Plenárias das diferentes categorias de trabalhadores do serviço federal, há a previsão de que no dia 30 de março ocorra a deflagração de uma paralisação ou greve. Claro, que os rumos concretos dependerão das realidades locais.

Assim, compreendemos que o trabalho do GT consistirá, nesses próximos meses, num trabalho formativo sobre as principais questões em pauta. Como organizaremos o trabalho? Deliberou-se pela construção de um Plano Formativo, a ser elaborado preferencialmente na forma de Projeto de Extensão visando certificar os participantes. Também deliberou-se por incursões mais frequentes, sobre temas variados na forma de rodas de conversas e a confecção de um panfleto informativo, que contextualize esse contexto de iminente greve.

Alguns encaminhamentos:

• Construção da versão preliminar do Plano Formativo;
  • Primeira Roda de Conversa sobre Perdas salariais dos professores do Magistério Superior Federal, dia 3/3, das 16h30 às 17h30, com o expositor e mediador, prof. Jean Franco Mendes Calegari;
  • Segunda Roda de Conversa, sem título ainda, sobre as características do trabalho docente, com data a definir, com o expositor e mediador, prof. Régis Clemente da Costa.

Marilda Merencia Rodrigues
Coordenadora de Organização da SINDUFFS