Chega de Assédio! Leia a cartilha produzida pelo ADCEFET-RJ

Assim como a UFFS, o CEFET-RJ sofre a mais de um ano de intervenção do Governo Federal. Nesse período puderam observar um aumento dos casos de assédio moral aos servidores e aos estudantes. Segundo a ADCEFET-RJ, o assédio e a perseguição desde o início aparecem nas práticas e discursos dos gestores vinculados ao MEC e de seus colaboradores internos.

A cartilha ajuda as pessoas a identificar os casos de assédio, a conhecer os seus direitos e orienta na efetivação da denúncia e busca por reparação. Veja a seguir ou baixe em PDF aqui.

2020.09.15 Cartilha Chega de Assédio!

A ADCEFET-RJ tem percebido muitos casos parecidos, dentro e fora do CEFET/RJ. Essas ações assediadoras e persecutórias muitas vezes derivam de denúncias anônimas falsas. Infelizmente, em alguns casos, elas são orquestradas e coordenadas com apoio de gestores, servidores e estudantes adeptos de movimentos conservadores que visam a perseguição aos demais servidores públicos, estudantes ou aos membros de movimentos sociais.

Muitas vezes, contam com o apoio ou apenas o despreparo das ouvidorias das instituições públicas e das instâncias de denúncia dos órgãos públicos em defesa da ordem jurídica e dos direitos individuais e coletivos, como, por exemplo, Ministério Público e conselhos tutelares.

Mesmo antes da intervenção, as instâncias institucionais não foram capazes de solucionar e, muito menos, prevenir casos de assédio moral e perseguição política aos trabalhadores/as e estudantes. Isso se deve a uma estrutura que ainda é marcada pela ausência de democracia, o que reforça e incentiva práticas assediadoras e persecutórias.

O combate ao assédio também é uma das lutas da SINDUFFS. Docentes, técnicos e estudantes, em caso de qualquer tipo de perseguição, violência ou assédio, entre em contato conosco.

Fonte: ADCEFET-RJ (Adaptado)