Lançamento do manifesto pela revisão da pena de demissão do professor Daniel de Bem

Na próxima segunda-feira, dia 14 de dezembro, às 16h30, acontecerá o lançamento do manifesto da SINDUFFS pela revisão da pena de demissão do professor Daniel de Bem. Tal decisão se caracteriza pela desproporcionalidade da pena, ao definir a pena máxima para um desentendimento entre colegas em uma atividade sindical, decisão com consequências danosas e permanentes para o professor e sua família.

Nota-se igualmente evidências de seletividade na diferença de pena entre os professores envolvidos. Enquanto Daniel, professor negro, foi demitido, o outro colega envolvido no episódio, professor branco, foi suspenso. A sociedade brasileira é marcada pelo racismo estrutural que se expressa na seletividade daqueles que são considerados culpados e devem ser punidos. A comunidade universitária precisa se mobilizar contra a reprodução do racismo institucional e o privilégio branco nesta decisão.

A SINDUFFS convida a toda a comunidade universitária a participar deste evento que irá contar com a presença da Profa Dra Claudete Soares (UFFS), autora do livro “Raça, Classe e Cidadania” e coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da UFFS, campus Chapecó e Profa Dra Lia Vainer (UFSC), autora do livro “Entre o encardido, o branco e o branquíssimo”.

O evento será realizado pelo Google Meet e transmitido pelo Youtube: