Comunicado da SINDUFFS sobre a situação da UFFS diante da pandemia

COMUNICADO DA SINDUFFS

Desde o dia 16 de março de 2020, em decorrência dos protocolos de segurança para enfrentamento da pandemia de coronavírus, as atividades acadêmicas presenciais na UFFS estão suspensas. Apesar do esforço que as direções dos campi e os servidores da UFFS têm reconhecidamente feito no sentido de garantir as condições de saúde da comunidade acadêmica, a reitoria demonstra sua incapacidade de dialogar e conduzir a instituição neste momento de crise. A suspensão tão somente parcial das atividades criou uma situação de desgaste sem precedentes para estudantes e servidores. Além de não ter havido tempo para planejamento do modo como o trabalho remoto ocorreria (quais recursos tecnológicos seriam necessários, como os ambientes domésticos seriam adaptados), não foram definidos quais serviços administrativos e quais atividades acadêmicas poderiam ser demandados dos servidores e em quais proporções. O resultado da Reitoria em um momento de crise como o que vivemos é um desgaste desumano das pessoas. Muitos estudantes não possuem recursos para cumprir as atividades acadêmicas não presenciais, seja por falta de equipamentos , seja por falta de rede doméstica para acesso à internet. Servidores técnico-administrativos em educação, além de enfrentarem esses problemas, estão recebendo sobrecarga de trabalho, em horários que não corresponderiam à jornada (como finais de semana).

A comunidade acadêmica vem se manifestando e solicitando, desde o dia 16 de março, que o CALENDÁRIO ACADÊMICO SEJA SUSPENSO de forma imediata, para que se possam planejar as ações da universidade com responsabilidade, cautela e estratégia, preservando-se, em primeiro lugar, as pessoas e, em seguida, as atividades essenciais da universidade. A suspensão deve ocorrer por prazo determinado e ser reavaliada de acordo com o andamento da pandemia.

Muito embora o CONSUNI tenha tido sua 2ª Sessão Ordinária cancelada por falta de condições técnicas para realização remota da reunião, a decisão de suspender o calendário acadêmico da UFFS poderia ter sido tomada pelo Reitor até que a realização da reunião do CONSUNI tomasse uma decisão definitiva, a exemplo do que ocorreu em outras universidades federais. Essa falta de capacidade de gestão universitária é resultado de termos uma reitoria ilegítima, incapaz de assumir um enfrentamento responsável nesse momento de crise. Soma-se a isso o alinhamento da Reitoria da UFFS ao discurso do Ministério da Educação, que, além de minimizar o alcance da atual pandemia que a população brasileira enfrenta, usa politicamente esse momento para tentar implantar o modelo de educação a distância que as universidades não escolheram, não discutiram, não construíram. A SINDUFFS manifesta seu repúdio a mais essas atitudes de Marcelo Recktenvald e reivindica convocação imediata do Conselho Universitário, para que a UFFS receba a condução responsável que merece.

23 de março de 2020.

Diretoria da SINDUFFS