Nota da Diretoria do ANDES-SN contra as provocações autoritárias de Jair Bolsonaro

NOTA DA DIRETORIA DO ANDES-SN CONTRA AS PROVOCAÇÕES AUTORITÁRIAS DE JAIR BOLSONARO

No último domingo (19), em alusão ao “Dia do Exército”, diversos ato e carreatas pelo país pediram intervenção militar, com edição de um novo AI-5, fechamento do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal – STF. Dentre eles, um ato em frente ao Quartel General do Exército, em Brasília (DF), contou com a participação do presidente Bolsonaro, que incentivou seguidore(a)s, causando aglomeração, contra as orientações de todas as autoridades sanitárias. Pelo seu conteúdo político e por expor a saúde da população a riscos, tais fatos configuram-se um ataque frontal às liberdades democráticas e crime de responsabilidade do Presidente da República.

O governo Bolsonaro busca construir uma narrativa para impor sua agenda autoritária, reacionária e inimiga da classe trabalhadora. Um governo a serviço das armas e dos bancos! O Brasil, dessa forma, passa por um dos momentos de maior instabilidade política da sua história, o que exige dos partidos políticos, movimentos sociais, entidades civís, sindicatos e centrais sindicais uma resposta dura contra mais um ataque proferido por um presidente que deveria, ainda mais nesse momento, pautar uma agenda de combate à pandemia e em defesa da vida da população trabalhadora.

A Diretoria do ANDES-SN conclama o campo democrático a construir uma unidade de ação necessária em defesa da vida humana, das liberdades democráticas e para dar um Basta Bolsonaro/Mourão!

Brasília (DF), 23 de abril de 2020.

Diretoria Nacional do ANDES-SN