O ANDES-SN e o SINASEFE repudiam a intervenção do MEC no CEFET. Tal intervenção soma-se às outras ocorridas em algumas universidades no Brasil, desde o início deste ano, materializando o conjunto de ataques sobre a educação pública superior federal brasileira e violando os princípios de autonomia e democracia das Universidades, dos Institutos Federais e CEFET.

Mais uma vez reafirmamos nossa defesa para que a escolha do(a)s dirigentes das instituições federais se encerrem no interior da instituição, respeitando sua autonomia. Repudiamos e denunciamos o autoritarismo e a inconstitucionalidade que se expressa no decreto no 4.877 de 2003 que fere a autonomia das instituições de ensino. Não a intervenção no CEFET-RJ. Suspensão imediata da intervenção e o respeito à autonomia institucional, à democracia interna e as demandas da comunidade escolar.

Brasília (DF), 16 de agosto de 2019.

Diretoria Nacional do ANDES-Sindicato Nacional
Diretoria Nacional do SINASEFE