Foi com espanto e indignação que assistimos na noite desta terça-feira o pronunciamento de Jair Bolsonaro sobre a pandemia do coronavírus. Seguiu negando a gravidade da situação e passou a defender a volta à “normalidade”, contrapondo-se ao esforço do Sistema Único de Saúde, governos estaduais e municipais e do conjunto da sociedade para conter a pandemia por meio do distanciamento social. Ao invés de anunciar medidas para garantir uma renda básica durante o período da quarentena, Bolsonaro defende a retomada das atividades, colocando em risco a saúde de milhões de brasileiros, em especial dos mais pobres.

Marcelo Recktenvald, como bolsonarista fiel, não perdeu tempo. Rapidamente retirou de suas redes sociais a chamada Fique em casa, feita pelo seu próprio gabinete. Tudo indica que o reitor não-eleito buscará implementar as orientações de Bolsonaro de retorno às aulas na UFFS, colocando em risco a comunidade acadêmica e solapando os esforços das cidades dos nossos campi em conter a pandemia por meio do distanciamento social.
Marcelo Recktenvald
Mudança no perfil de Marcelo Recktenvald no Facebook seu alinhamento com discurso do Governo Federal.

Conclamamos as/os docentes e o conjunto da comunidade universitária a reagir. É preciso que o Conselho Universitário se contraponha a essas atitudes irresponsáveis de Bolsonaro e seus representantes na UFFS e afirme a continuidade da suspensão das aulas bem como as iniciativas que garantam uma ampliação dos recursos para a assistência estudantil e o apoio que a instituição pode dar para o enfrentamento da pandemia.

Cada vez mais brasileiros e brasileiras se dão conta de que o enfrentamento da crise do coronavírus passa pela saída de um presidente que afronta as medidas sanitárias mais básicas tomadas em todo o mundo.

Fora, Bolsonaro! é o grito que ecoa por todo o Brasil. Aqui na UFFS agregamos: e leva o Marcelo junto!

FORA, BOLSONARO! E LEVA O MARCELO JUNTO!

Diretoria da SINDUFFS