Texto voltado para todos àqueles que fazem parte da UFFS – Itiane Vanessa Adamski

Por Itiane Vanessa Adamski
Acadêmica do Curso de Administração da UFFS – campus Cerro Largo

De acordo com o dicionário a democracia é um “sistema político em que os cidadãos elegem os seus dirigentes por meio de eleições periódicas”. A democracia é algo que foi conquistado, após muita luta, principalmente por parte de movimentos estudantis, depois de tanto tempo que as pessoas eram obrigadas a viver de forma submissa e sendo tratados de maneira egocêntrica. 

Por falar em democracia, vejo ela desaparecendo, é como se estivéssemos perdendo um dos nossos bens mais preciosos escorrendo por entre nossos dedos. Mas e aí, já ouviu falar do que está acontecendo na UFFS? Já parou para analisar a gravidade da situação? Você que fica na área de conforto observando, criticando, dizendo que não vai ser atingido, que isso tudo é bobagem, que são só “baderneiros” querendo chamar a atenção, você mesmo que julga nas redes sociais sem saber a real situação, que acha que isso não vai dar em nada, que estamos perdendo tempo, deixa eu te fazer uma pergunta: o que você faria se amanhã não tivesse mais a Universidade Pública e totalmente gratuita para estudar? Se chegasse amanhã na UFFS e tivesse duas opções: ou começa a pagar para estudar ou pode ir pra casa porque a UFFS deixou de ser o seu lugar? 

Ah, sabe os auxílios que recebemos para nos manter, as bolsas de pesquisas, todos aqueles projetos incríveis que são feitos na UFFS? Pois é, eles estão deixando de existir também. Estão sendo tirados de nós, impedindo de serem seguidos, muitos desses projetos ajudam a salvar vidas, melhorar a situação do nosso planeta, só nos trazem benefícios. 

Sabe o que é mais triste nisso tudo? É ver que que algumas pessoas achando que está tudo bem, que isso não vai dar em nada, que a situação da UFFS é tranquila, que nada está acontecendo, que está sendo cumprida a lei. Mas que lei é essa que nos impede de exercer a democracia que é um dos nossos direitos descritos na Constituição Federal de 1988? Mais triste ainda é ver alguns alunos indo na aula de consciência tranquila, agindo de forma natural como se fosse um dia normal de aula, tendo o pensamento de que não serão afetados, que o que estamos fazendo é uma grande bobagem, que somos só pessoas querendo chamar a atenção.

Somos apontados dentro da universidade e julgados por algumas pessoas fora dela, mas atitudes assim só fazem nós ter mais forças e acreditar ainda mais que a nossa luta não é em vão e que nosso propósito vai ser alcançado, talvez demore, talvez não, mas vai. 

A UFFS é um lugar incrível e bom de estudar, que forma profissionais capazes e aptos, sendo referência onde passam, é uma família onde todos tomavam as decisões em conjunto, vivamos unidos e felizes, mas alguém de fora entrou na nossa casa e bagunçou tudo, feriu a nossa democracia, tentou calar a nossa voz, desestabilizou algo que parecia tão sólido. Mas quer saber?! Eu confio naquela percentagem de pessoas que lutam por tornar a UFFS um lugar nosso de novo. Acredito em todos aqueles que passaram dias dormindo no chão, passando por necessidades, longe de suas casas, perdendo aula, deixando todas as obrigações diárias de lado, mas unidos, com o propósito de mudar essa realidade, de encontrar uma solução, acreditando que merecemos continuar vivendo em um país democrático. 

Já que todos não ajudam, vamos fortalecer o grupo que luta, a luta de uns vai se tornar a vitória de todos (deixando claro que muitos não merecem), mas sim, nós vamos continuar lutando por vocês também, não porque somos melhores, mas sim, porque acreditamos na equidade, na justiça e na democracia. 

Sabe a UFFS? Não a deixe ela acabar, tem mais gente querendo entrar na família. Tenta se informar, preocupe-se, procure-nos, vai atrás, é a educação e a democracia que correm perigo, não fique calado, não aceite ser submisso, exerça seus direitos, não deixe pra depois, porque se a UFFS não existir mais amanhã, o que você vai fazer? 

Irei te dar um conselho do fundo do coração, nunca, em hipótese alguma deixe que tirem algo que é seu por direito, e, não espere para lutar depois que perdeu, porque suas chances serão quase nulas. Lute enquanto você ainda tem, use isso como algo a seu favor e mostre que o que é seu vai ficar com você.