Daqui a pouco, às 18h, live sobre a 1ª proposta de Reajuste Salarial do Governo Federal

Representantes do Governo Federal se encontram com membros do FONASEFE e do FONACATE nesta quinta-feira (16/02) às 10 horas da manhã para discutir a resposta ao ofício protocolado no primeiro dia do Governo Lula (02/01/2023), que reivindica um reajuste salarial de 26,94%, aumento nos valores dos benefícios e a revogação de instruções normativas, portarias e decretos considerados antissindicais.

Durante uma reunião com as entidades representativas dos servidores públicos, o Secretário de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho, Sérgio Mendonça, apresentou a previsão orçamentária do governo para o ano de 2023, destacando que o valor destinado para reajuste de salários e benefícios é de 11,2 bilhões. Em um primeiro momento, a expectativa do governo é discutir somente o reajuste para o ano de 2023, deixando para posteriormente a discussão da Lei Orçamentária Anual e reajustes para 2024.

Após um longo debate com as entidades presentes, Sérgio Mendonça apresentou uma proposta com índices de reajuste para os meses de março, abril e maio, respectivamente: 7,8%, 8,5% e 9%. As entidades teriam que optar por uma das propostas apresentadas. Vale destacar que em qualquer um dos casos, o reajuste do vale alimentação seria de 44%.

Logo mais, às 18 horas, será realizada uma live para divulgação da resposta e conversa com a base. Clique no link para acessar a sala do Zoom: us06web.zoom.us/j/88203032615?pwd=RHZpZ3VDMHcxbHFxTjJzWUd0YkpRdz09

Confira também a publicação do ANDES-SN e do FONASEFE sobre o evento:

*com informações do FONASEFE, ANDES-SN e PROIFES.