Nesta terça (31), Dia Nacional de Mobilização dos Servidores Públicos Federais por Reajuste Salarial

Os Servidores e Servidoras Públicas Federais estão se mobilizando para o Dia Nacional de Mobilização, que ocorrerá nesta terça-feira (31) em todo o país, em favor da luta por um reajuste salarial justo. A data marcará o início de uma série de ações para reivindicar um reajuste salarial justo e condizente com a realidade do país.

A falta de valorização dos profissionais públicos tem prejudicado não apenas a renda e bem-estar dos servidores e servidoras, mas sobretudo a qualidade do serviço público prestado à sociedade. Diante desse cenário, o Dia Nacional de Mobilização será realizado com o objetivo de chamar a atenção da sociedade e do poder público para essa questão.

De acordo com o Anexo V do Orçamento 2023, R$ 11,5 bilhões foram previstos para fins de remuneração dos servidores do Executivo, que permitiria um reajuste de 6% neste ano, muito aquém das perdas inflacionárias acumuladas desde 2018. Tampouco será suficiente para garantir o reajuste de 9% para ativos, aposentados e pensionistas, percentual que chegou a ser mencionado pelo relator do Orçamento, mas sem detalhes concretos.

O relator defende que o reajuste para o Executivo seja igual ao concedido ao Judiciário, que já foi anunciado em 18% e será pago em parcelas até 2025.

Para além dos R$ 11,5 bilhões, outra frente de negociação deve envolver as despesas discricionárias — benefícios de servidores do Executivo, como auxílio alimentação e plano de saúde. Esses benefícios fazem parte das rubricas de custeio, portanto o Governo Federal pode encaminhar a qualquer momento uma Portaria que redefina os valores desses itens.

Convocamos todos os professores e as professoras da UFFS a acompanharem e participarem das mobilizações de amanhã, dia 31 de janeiro, que ocorrerão em todo o país. O ANDES-SN, FONASEFE e FONACATE farão transmissão ao vivo do ato envolvendo diversas entidades do serviços público federal. Vamos juntos mostrar a força da nossa união e reivindicar os nossos direitos!

*com informações do FONASEFE, ANDES-SN e CONDSEF.

Acompanhe:

Youtube do FONASEFE