No dia 9 de dezembro está marcada importante Assembleia Geral para a categoria dos professores de todos os campi da Universidade Federal da Fronteira Sul. A Seção Sindical dos Docentes da UFFS (SINDUFFS) está organizando a Assembleia, que será transmitida simultaneamente nas salas de videoconferência dos campi da universidade em Erechim/RS, Passo Fundo/RS, Laranjeiras do Sul/PR e Realeza/PR. Em Chapecó/SC a Assembleia acontece na sala 403 do 4º andar do bloco A no Campus definitivo e no auditório da unidade no antigo Bom Pastor. O início da atividade será as 17h30.

Entre as pautas do encontro estão as discussões sobre o aumento da carga horária docente, as progressões salariais e promoções, as ações prioritárias da assessoria jurídica da SINDUFFS e a eleição de delegados para o 34º Congresso do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN).

O aumento da carga horária docente aprovado na última reunião ordinária do Conselho Universitário da UFFS gerou descontentamento entre a categoria. O teto máximo de horas ministradas pelos professores passou de 10h para 12h. Segundo o professor e membro da diretoria da SINDUFFS, Leonardo Santos, o aumento da carga horária prejudica as demais atividades que fazem parte do exercício docente no magistério superior: a pesquisa e a extensão. “O aumento não significa apenas aumentar as horas em sala de aula, mas também a necessidade de maior tempo para preparo dessas aulas, correção das provas, atendimento aos alunos. Nesse sentido, acreditamos que a regulamentação anterior era mais favorável ao pleno desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão na universidade”, comenta ele.

Outro debate importante a ser feito diz respeito às progressões salariais e promoções para os professores da UFFS. De acordo com Santos, estes direitos da categoria ficaram congelados na instituição após a alteração na lei de carreira, em março de 2013. Mesmo após a criação da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) e da regulamentação das regras de progressão, estas ainda não foram efetivadas pela instituição. “Além do atraso nas progressões, ainda não temos uma posição clara da instituição sobre o pagamento retroativo desse direito dos professores”, enfatiza.

Durante a Assembleia também serão escolhidos os delegados que irão representar os professores da UFFS no 34º Congresso do ANDES-SN. No Congresso, que será realizado em Brasília em fevereiro de 2015, a categoria decide as principais pautas de lutas e as diretrizes do funcionamento do sindicato, que serão colocadas em prática pela diretoria executiva e pelas reuniões de setores e grupos de trabalho ao longo do próximo ano. “A participação de nossa seção sindical é fundamental para que as decisões do congresso levem em conta a diversidade de realidade das seções sindicais no país. Este é o terceiro congresso que participamos”, completa Santos.

Assembleia dez2014