Future-se é tema de debate no Campus Chapecó

Com a intenção de debater e esclarecer estudantes e docentes sobre o Future-se, o Centro Acadêmico de Ciências Sociais da UFFS promoveu nesta quinta-feira (17), no Campus Chapecó, uma mesa de debate sobre o programa, com o professor Danilo Enrico Martuscelli.

Danilo explicou o que muda nas universidades públicas que decidirem aderir ao Future-se, programa que pretende mudar o financiamento de pesquisa e desenvolvimento, tirando a responsabilidade do Estado e contando com o interesse de empresas privadas patrocinarem os estudos.

A grande preocupação da comunidade acadêmica se refere à falta de interesse em desenvolvimento de pesquisas em determinadas áreas, e sobretudo, a influência que esse financiamento terá sobre os estudos.

Para Martuscelli, um dos principais problemas do Future-se é a falta de informações na minuta que o descreve, já que não se sabe como irá funcionar a questão da gestão pelas Organizações Sociais e não há detalhamento sobre prestação de contas, entre outras questões.

ASSEMBLEIA

No dia 30 de outubro, a UFFS realiza assembleia com a comunidade acadêmica para saber a opinião de estudantes, técnicos, professores e comunidade regional sobre a adesão ao programa. Já no dia 31, o Conselho Universitário se reúne para definir se a UFFS irá aderir ou não ao Future-se.

Foto: CACS UFFS