O ANDES-Sindicato Nacional entrou esta semana com uma Interpelação Judicial, contra as últimas declarações do Ministro de Estado da Educação, Abraham Bragança de Vasconcellos Weintraub, que se referenciou, entre outras coisas, à(o)s professore(a)s como “Zebras Gordas” e que à(o)s acusou, de só trabalharem 8 horas

A ação, de acordo com o ANDES, pretende buscar explicações sobre as declarações proferidas, na qualidade de Ministro de Estado da Educação, atribuindo aos salários de alguns professores universitários vinculados a Universidades e Institutos Federais de Educação Superior (IFES) o grande problema da educação superior no Brasil, afirmando, em acréscimo, que estar-se-ia gastando “uma fortuna” com um “grupo muito pequeno de pessoas”. As falas foram proferidas durante o 21º Fórum Nacional de Educação Superior Particular.

O documento requer que o ministro confirme, retrate, retifique ou explique as afirmações proferidas.