Reunião Ampliada SINDUFFS sobre Carga Horária Docente e Unidades Acadêmicas será na terça (9/11)

Na terça-feira, dia 9 de novembro, às 16 horas, a SINDUFFS realizará uma reunião para debater a Carga Horária Docente e as Unidades Acadêmicas, com os conselheiros Bruno Wenzel e Vicente Ribeiro.

O Estatuto da UFFS previu, em 2010, a definição de órgãos de base a serem regulamentados no regimento. Após diversos debates e da definição de suas atribuições, esses órgãos de base foram constituídos como unidades acadêmicas por áreas do conhecimento que são incumbidas de organizar as atividades de pesquisa, ensino e extensão nos campi. Em outras universidades federais, órgãos de natureza semelhante são denominados  institutos, faculdades, centros ou escolas.

A fim de implementar as Unidades Acadêmicas previstas no Estatuto, foram definidos critérios para sua criação. A partir de sua aprovação, os campi de Erechim e Chapecó formularam proposta de criação de unidades acadêmicas, sendo que o campus de Chapecó encaminhou a proposta que passou a ser debatida pelo Conselho Universitário. A proposta para Chapecó inclui a criação de 6 unidades acadêmicas para o campus: Saúde; Administração, Agronomia e Engenharia Ambiental; Filosofia e Ciências Humanas; Ciência da Computação e Matemática; Linguística, Letras e Artes e Ciências da Educação.

Para ampliar os espaços para esse debate, a Diretoria da SINDUFFS traz o tema para uma reunião ampliada multicampi com os docentes.

Sobre a carga horária docente, foi apresentada uma proposta pelo conselheiro Bruno Wenzel, que, entre outras coisas, contempla a redução da carga horária de ensino em sala de aula para coordenadores e coordenadoras acadêmicos, de curso, e diretores. A proposta foi submetida à análise da procuradoria que alegou que a quantidade de horas/aula devem ser cumpridas por todos os docentes, com exceção àqueles que possuem substitutos.

Com isso, os conselheiros passaram a debater e propor revisões na Resolução nº4/CONSUNI/UFFS/2015 e revogação da Resolução nº 7/CONSUNI/UFFS/2015. Esse processo é resultado de um processo anterior (23205002092/2018-07), que tratava das regras para promoção para a Classe de Professor Titular (Resolução nº  50/CONSUNI/UFFS/2020) e sobre a avaliação docente para fins de progressão (Resolução nº 49/CONSUNI/UFFS/2020).

Esses temas voltarão à pauta nas próximas reuniões do CONSUNI. Para ampliar os espaços de debate, a SINDUFFS propõe trazer esses temas para uma reunião ampliada multicampi a ser realizada com os docentes no dia 9 de novembro, às 16 horas, com a participação dos conselheiros Bruno Wenzel e Vicente Ribeiro.

Confira aqui os documentos sobre as Unidades Acadêmicas e a Carga Horária Docente.

Reunião Ampliada SINDUFFS: Carga Horária Docente e Unidades Acadêmicas

Data: 09/11/2021
Horário: 16h
Transmissão: https://uffs.webex.com/uffs/j.php?MTID=mb90b808fe836d392347989fc8d18b697