Vitória: revogada pelo Consuni da Unipampa a demissão da docente Letícia Ferreira

Na manhã de hoje (9), o Conselho Universitário, dando cumprimento à decisão judicial que assim determinara, apreciou o caso da docente Letícia de Faria Ferreira no Processo Administrativo contra ela instaurado pela Unipampa. Em votação, os e as conselheiras decidiram pela revogação da demissão da professora. Com 25 votos favoráveis e 17 abstenções, o Consuni aprovou o parecer da Comissão de Regimentos e Normas (CRN).

Relembre o caso

Em 2015, Letícia fez parte de uma banca em concurso público da universidade para contratação de docente. Ao perceber possíveis irregularidades no processo, a professora registrou uma denúncia para averiguação do caso. De maneira bastante inesperada, à época, a Reitoria, em 2018, acolheu o parecer da Copspad de orientação para a demissão de Letícia. Em janeiro de 2022, a atual Reitoria da Unipampa publicou a Portaria de demissão. Relembre o caso aqui.

A mobilização da comunidade acadêmica, de servidores/as de outras instituições, de discentes e outras seções sindicais foi fundamental para esse resultado. Além da revogação da demissão, o julgamento do caso da professora pelo Consuni eram as principais exigências. A Justiça Federal acolheu a liminar apresentada pela defesa de Letícia e, mesmo após recorrer na justiça, a Reitoria acatou a reintegração da docente e o julgamento do caso pelo Consuni.

O que diz a Sesunipampa

Para a seção sindical, essa é uma vitória histórica para a categoria docente e dos servidores/as públicos federais. A campanha em defesa de Letícia contou com o apoio de servidores e servidoras de todo o país, da mobilização de estudantes, além de comoção nacional.

Fonte: Sesunipampa.