Frente Parlamentar pela Valorização das Universidades Federais e a Frente Parlamentar em defesa dos Institutos Federais lançam uma nota conjunta  sobre os cortes no orçamentos das instituições federais de ensino em 2021. Leia a seguir:

Corte no orçamento inviabilizará o funcionamento das instituições federais de ensino

A Frente Parlamentar pela Valorização das Universidades Federais e a Frente Parlamentar em defesa dos Institutos Federais vêem com extrema preocupação a possibilidade de um cortes no orçamentos das instituições federais de ensino, em 2021, conforme noticiado nos últimos dias. Apesar de o Ministério da Educação não ter comunicado oficialmente, o corte está previsto na proposta de Orçamento da União que o governo federal deverá encaminhar ao Congresso Nacional para análise, até 30 de agosto.

Se confirmado, o corte no orçamento inviabilizará as atividades de ensino, pesquisa e extensão em 2021. Como a Associação Nacional de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) já alertou, a estimativa de corte representa uma redução de 18,2% no orçamento e vai agravar a situação das instituições, que já enfrentam sérias limitações por falta de recursos no orçamento atual. Importante ressaltar que este debate acontece enquanto o governo federal e a Congresso Nacional aprovaram e ainda analisam pacotes de auxílio para diversos setores, inclusive da economia privada, por entenderem seu papel estratégico no combate ao Coronavírus.

Fato muito grave, especialmente durante a pandemia, quando as instituições federais de ensino tiveram um aumento de demanda e estão atuando na produção de pesquisas de combate ao Covid, no desenvolvimento de tecnologias, atendimento em hospitais universitários, produção de equipamentos de proteção e respiradores, além da produção e realização de testes.

A Frente Parlamentar pela Valorização das Universidades Federais e a Frente Parlamentar em defesa dos Institutos Federais acreditam no diálogo com todos os atores envolvidos – comunidade acadêmica, governo federal e Congresso Nacional, em especial a Comissão Mista de Orçamento – para reverter essa situação e garantir a continuidade das atividades de ensino, pesquisa e extensão nas instituições federais de ensino, e estão comprometidas em defender o aporte de mais recursos para que as Universidades e Institutos Federais possam estar na linha de frente de enfrentamento a pandemia.

Coordenação da Frente Parlamentar pela valorização das Universidades Federais

Margarida Salomão