Nota da Diretoria do ANDES-SN de Repúdio ao Trabalho Docente Voluntário na UFSCAR

O ANDES-SN, nos seus 40 anos, sempre defendeu a carreira e a valorização do trabalho docente, denunciou – e segue denunciando-os ataques aos direitos e à educação pública.

No último período, o Sindicato Nacional veio chamando atenção para a defesa da vida acima dos lucros, e alertando que só irá ser enfrentada, de forma séria, a atual crise sanitária no país com investimentos na Ciência e na Tecnologia, com a revogação da Emenda Constitucional no 95/2016 e com a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS).

Não se pode seguir “normalmente” com a rotina das vidas passando por cima de mais de 100 mil pessoas que morreram por conta da pandemia e da necropolítica do Governo Bolsonaro e de seus apoiadores.

É nessa conjuntura que a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), desprezando a grave crise econômica e sanitária, abriu edital para convocar professor(a) voluntário(a), no momento que o desemprego e a falta de investimento em políticas de assistência social, emprego e renda assolam o país. Com isso, a administração da Universidade evidencia a face mais perversa do capital. O ANDES-SN repudia o desprezo pela carreira docente, pela vida e a educação pública, gratuita e de qualidade!

Repudia, ainda, as ações que deslegitimam a luta da categoria docente, presentes na chamada da seleção simplificada para Docente Voluntário, com vista a seleção de dois/duas professore(a)s no Departamento de Ciências Ambientais da UFSCar, que tenha o perfil de jurista com doutorado e experiência docente em áreas como direito ambiental, políticas públicas ambientais e auditoria ambiental. O agravante é que tal convocação fere um preceito constitucional que prevê, para o exercício da docência, concurso público com provas e títulos, além de que o referido edital compactua da deslegitimação da luta pela valorização do trabalho docente.

Este Sindicato Nacional reconhece que as universidades, no exercício da sua autonomia, têm o direito de aprovar em seus colegiados superiores resoluções que permitam esse tipo de seleção para ocupar vaga docente. É imperativo que as universidades estejam tendo que ajustar seus orçamentos e, com isso, suprir seus déficits de docentes. Contudo, a Diretoria do ANDES-SN lamenta que a convocação de professore(a)s voluntário(a) seja uma alternativa proposta pela universidade.

#avidaacimadoslucros
#NãoaPrecarização