ANDES emite nota contra ataques aos docentes da UFPA

O Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN), emitiu nesta segunda-feira (16), nota contra os ataques aos docentes Gilberto Marques e Anderson Serra da Universidade Federal do Pará.

Os docentes atuam como pesquisadores em região com conflitos sobre a ocupação da terra e passaram a sofrer ameaças com a divulgação de vídeo em apoio às trabalhadoras e trabalhadores da comunidade Flamingo. A comunidade está sendo ameaçada por fazendeiros da região que tentam tomar a área. Em 2015, 16 trabalhadores rurais foram mortos no município.

“O Sindicato Nacional considera que essas ameaças são inaceitáveis, ainda mais em um estado com elevados índices de conflitos agrários e ambientais e assassinatos de lideranças sem terra, ribeirinhas, indígenas, quilombolas e ambientais.”

No último Congresso Nacional, que aconteceu em Salvador(BA), foi aprovada a criação de uma Comissão de Enfrentamento à Criminalização e à Perseguição Política de Docentes de atuação conjunta com a Assessoria Jurídica Nacional, que passou a acompanhar esses casos.

Confira a nota completa  Baixar