Nota de Solidariedade à docente vítima de racismo na UFRB

O estudante Danilo Araújo de Góis do Curso de Ciências Sociais da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) se recusou a receber a prova corrigida das mãos da professora Isabel Cristina dos Reis por ela ser negra. O caso de racismo contra a professora ocorreu no dia 9 de dezembro. Ao tomar conhecimento do fato, o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN), emitiu nesta terça-feira (17) uma nota de solidariedade à professora Isabel Cristina dos Reis e repúdio contra a atitude racista do estudante.

O racismo sofrido pela docente é um sinal perigoso em um país já violentamente marcado pelo extermínio da população negra nas periferias. Também cabe apontar para a grave estratificação social, cultural, religiosa e estética a qual essa referida população está subordinada.

O ANDES-SN também lembra que o caso que envolveu o presidente de extrema-direita Jair Bolsonaro, que se referiu a população quilombola comparando-a com animais e afirmou que casos de racismo são raros no Brasil. De acordo com a UFRB, serão tomadas as medidas administrativas e jurídicas cabíveis para apurar o fato que também é investigado pela Delegacia de Cachoeira.

Confira a nota completa  Baixar