Diretoria da SINDUFFS repudia golpismo e conclama a categoria a participar das mobilizações em defesa da Democracia

A Diretoria da SINDUFFS vem a público manifestar seu repúdio ao ataque terrorista promovido por apoiadores de Jair Bolsonaro contra a sede dos poderes da República visando a perpetração de um golpe de estado. A destruição sem precedentes do Congresso, Palácio do Planalto e STF é uma amostra do que os bolsonaristas se propunham a fazer com o regime democrático.

Conclamamos os/as docentes da UFFS a se somar aos atos em defesa da democracia e às demais atividades para derrotar de vez os golpistas.

Na UFFS, os interventores bolsonaristas escreveram uma nota buscando se afastar dos atos que chamam eufemisticamente de “infrações”, como se eles próprios não tivessem nenhuma relação com o bolsonarismo e seus atos antidemocráticos.

Os interventores são um dos frutos dos ataques do governo Bolsonaro à democracia e autonomia universitária.

Ao longo da intervenção, defenderam as posições bolsonaristas na universidade e na sociedade, fazendo coro ao negacionismo durante a pandemia, atacando as instituições democráticas ao promover questionamentos infundados ao resultado das eleições e se solidarizando aos atos anti democráticos.

Agora, após uma horda golpista buscar destruir a sede dos três poderes na tentativa de derrubar o regime democrático, os interventores vêm a público lamentar as “infrações”.

Não se trata de infrações e sim de crimes contra a ordem democrática se utilizando de métodos terroristas para realizar um golpe de estado

Aqueles que instigaram os atos antidemocráticos são igualmente responsáveis por essa tentativa de golpe de estado.

Abaixo o golpe!
Derrotar o bolsonarismo na UFFS e no Brasil!

Chapecó (SC), 10 de janeiro de 2023.

Diretoria da Seção Sindical dos Docentes da UFFS

Imagem: Matheus Alves/Getty Images (08/01/2023).