Nota das Diretorias Nacionais do ANDES-SN e FASUBRA Sindical em apoio à comunidade acadêmica da UFSC

NOTA DAS DIRETORIAS NACIONAIS DO ANDES-SN E DA FASUBRA SINDICAL EM APOIO À COMUNIDADE ACADÊMICA DA UFSC: REITOR(A) ELEITO(A), REITOR(A) EMPOSSADO(A)

As diretorias nacionais do ANDES-SN e da FASUBRA SINDICAL vêm manifestar todo apoio à eleição da chapa escolhida pela comunidade acadêmica, realizada no dia 02 de maio, em sessão do Conselho Universitário (CUn), para a reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina.

Foi um sessão histórica, acompanhada por docentes, técnico(a)s-administrativo(a)s e, sobretudo, estudantes que lutam contra a tentativa de golpe ao processo que reafirmou a defesa da autonomia e democracia na Universidade.

Após a consulta à base em segundo turno, no dia 26/04/2022, indicando o Prof. Irineu Manoel de Souza (reitor) e a Prof.a Joana Célia dos Passos (vice-reitora), houve a inscrição de um professor golpista à revelia da consulta, na tentativa de compor
a lista tríplice. A resistência e a vigília da comunidade não permitiram e o CUn referendou o que a base decidiu. É importante informar que desde dezembro de 2021 as regras foram definidas com paridade entre os segmentos da Universidade o que
representa um avanço no processo eleitoral para escolha do(a) reitor(a) na UFSC.

Ainda assim, pairam outras ameaças de golpes e intervenção. A defesa da autonomia e democracia nas IFES é fundamental para a garantia da educação pública e gratuita, crítica e voltada às necessidades da população.

Essa é nossa luta e estamos atento(a)s para resistir!
Não às intervenções!
Fora Bolsonaro!

 

Brasília (DF), 04 de maio de 2022.

 

Diretoria do ANDES-Sindicato Nacional
Diretoria da FASUBRA Sindical

Veja a nota de apoio aqui.

Leave a Reply

Your email address will not be published.