Nota de Solidariedade à co-vereadora Carolina Iara, vítima de atentado na madrugada de ontem (27).

NOTA DA DIRETORIA NACIONAL DO ANDES-SN EM SOLIDARIEDADE À CO-VEREADORA CAROLINA IARA, VÍTIMA DE ATENTADO NA MADRUGADA DO DIA 27 DE JANEIRO, EM SÃO PAULO

Manifestamos a nossa solidariedade à Co-vereadora Carolina Iara da bancada feminista do PSOL, vítima de atentado na madrugada de ontem (27 de janeiro), em São Paulo, quando foram disparados tiros em direção à sua residência. Carolina e sua família não foram atingido(a)s, mas precisaram deixar a residência às pressas por questões de segurança.

Carolina Iara é negra, pessoa intersexo, trans e hiv-positiva. Primeira Co-vereadora intersexo eleita no país, a parlamentar, que milita há anos na causa transexual, vem sendo alvo de hostilidades desde a eleição e a Bancada Feminista do PSOL caracteriza o atentado como crime político.

O crescimento da extrema-direita no Brasil escancara a face patriarcal, escravocrata, autoritária e lgbtqfóbica da sociedade brasileira. O avanço do conservadorismo ameaça cotidianamente a vida de quem ousa desafiar a estrutura normativa racista e cisheteropatriarcal, tanto por viver quanto por ocupar os espaços de representação institucional. Não podemos permitir que se repita o que aconteceu com Marielle Franco, cujo crime ocorrido há quase três anos permanece sem respostas, e nem que vozes, como a de Carolina Iara, sejam silenciadas, sobretudo de forma violenta.

O ANDES-SN está comprometido com a luta contra o racismo, a discriminação com base no gênero, identidade de gênero, orientação sexual, sexualidade e raça. Manifestamos nosso repúdio a esse ato bárbaro e exigimos investigação imediata.

Seguimos junta(o)s, atenta(o)s e na luta contra todas as formas de violência!
Não nos calarão!

Brasília (DF), 28 de janeiro de 2021.

Diretoria Nacional do ANDES-SN