Na noite de 16 de dezembro de 2014, a SINDUFFS – Seção Sindical dos Docentes da Universidade Federal da Fronteira Sul – inaugurou sua nova sede. Na confraternização estiveram presentes membros e funcionários da SINDUFFS, professores e alunos da UFFS, sindicalistas e integrantes de movimentos sociais, culturais e estudantis.

O professor do campus da UFFS em Erechim/RS, Paulo Muller, comenta que a inauguração da sede tem um significado importante para a organização dos docentes, no sentido de coroar a institucionalização e a representatividade da seção sindical. “Agora definitivamente fica concretizada a atuação da SINDUFFS enquanto organização representativa dos docentes. A sede serve como uma referência para todos os campi. Nós temos essa peculiaridade e desafio de funcionarmos como uma organização multi-campi”, argumenta ele. O professor e vice-reitor da UFFS, Antônio Inácio Andriolli, lembra que a universidade nasceu em meio aos movimentos sociais da região onde atua hoje. “É importante fortalecer os movimentos sociais e sindicais para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da universidade e da sociedade como um todo”, coloca Andriolli.

Para o pró-reitor de graduação da UFFS, professor João Alfredo Braida, a atuação do movimento sindical extrapola as questões referentes a categoria, pois também organiza e mobiliza os docentes para outras pautas que precisam estar presentes na universidade. “Temas discutidos pela sociedade e pelos trabalhadores em geral também devem ser levados e discutidos no âmbito acadêmico”. A importância de estreitar relações de solidariedade entre os sindicatos de trabalhadores combativos foi lembrada pela professora e dirigente sindical do Sindicato dos Professores do Oeste de Santa Catarina (SINPROESTE), Mara Pertile. “Precisamos fortalecer os movimentos sociais e de trabalhadores, por isso saudamos também esta nova conquista dos colegas professores”,  comenta ela.

A sede da SINDUFFS está localizada no edifício Quinta Avenida, nº 283-S, sala 701, na avenida Getúlio Vargas, em Chapecó/SC, e funciona de segunda a sexta-feira das 13h30 às 17h30. O telefone para contato e atendimentos é o (49) 3322-1360. No local irão acontecer as atividades da seção sindical, tanto nas ações da secretaria, da comunicação e da assessoria jurídica quanto na realização de reuniões. “Temos agora um ponto de referência para os docentes da UFFS e para a comunidade”, enfatiza o membro da diretoria da SINDUFFS, Vicente Ribeiro.