ANDES-SN repudia perseguição e criminalização de docentes e estudantes da UFVJM

O ANDES-SN divulgou nesta quarta-feira uma nota repudiando perseguição e criminalização do(a)s docentes e estudantes da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) que se organizam e militam em movimentos sociais e sindicais.

De acordo com a nota, no dia 25 de outubro, professore(a)s, estudantes e técnico(a)s da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri ( UFVJM)foram notificado(a)s pelo Ministério Público Federal da ação de “interdito proibitório”, impetrada pela reitora empossada de forma ilegítima (visto, não ter sido eleita).

O ANDES considera que a ação representa violação da autonomia da universidade, dos princípios constitucionais e da liberdade de organização, pensamento e expressão. Além disso, evidencia o acirramento da criminalização dos movimentos sociais e sindicais, como expressões da conjuntura sociopolítica e econômica que o mundo e o país atravessam.

O sindicato destaca que a tentativa de perseguição àquela(e)s que se demonstravam descontentes com a posse da reitora, se assenta na ameaça, no medo e na criminalização, como formas de controle social.“O ANDES-SN se manifesta contrário às ações de coerção contra a(o)s professore(a)s, estudantes, técnico(a)s-administrativo(a)s e a comunidade universitária. Esse Sindicato Nacional defende a democracia e a autonomia das universidades”, destaca a nota.