ANDES repudia ação do MEC ao processar ex-integrantes do Conselho Universitário da UFF

O Ministério da Educação (MEC) abriu um processo administrativo contra 30 professores da Universidade Federal Fluminense (UFF), ex-integrantes do Conselho Universitário,  para que concedam explicações sobre votação unânime realizada há 12 anos sobre carreira administrativa.

“Ao processar 30 docentes, o MEC desconsidera a autonomia e a liberdade de manifestação de componentes de Conselhos Superiores de Instituições de Ensino como um todo, ameaçando a capacidade de organização de cada um destes. A decisão também reforça a possibilidade real de intervenção à revelia dos debates efetuados nestas instâncias, além de ser um indicativo contundente de retaliação à garantia de acesso a direitos trabalhistas defendidos há anos pelo ANDES-SN.”