Os professores da UFFS estiveram reunidos em Assembleia nesta quarta-feira, dia 26 de março. A pauta foi composta dos seguintes itens: 1) informes; 2) alteração do regimento da SINDUFFS; 3) aprovação de contrato de assessoria jurídica; 4) posicionamento sobre mobilização nacional dos docentes; 5) progressões docentes na UFFS; 6) moção sobre invasão da UFSC.

Durante os informes foi apresentado um relato do 33º Congresso do ANDES, realizado no mês de fevereiro em São Luís-MA, do qual participaram como delegados dos docentes da UFFS os professores Douglas Alves e Cássio Soares. Os colegas apresentaram suas impressões do evento, relatando especialmente os debates relacionados ao setor das IFES. Ainda na sessão de informes, a diretoria da SINDUFFS apresentou um relato sobre a situação financeira da entidade, destacando o recebimento de doação do caixa nacional do ANDES-SN de R$ 20 mil destinada à estruturação das novas seções sindicais. Foi informado que até o recadastramento a ser realizado pelo MPOG para as entidades que recolhem desconto em folha de seus associados, as contribuições devem ser realizadas pela conta provisória da SINDUFFS.

A partir de proposta da diretoria, o regimento da SINDUFFS foi alterado, inserindo o endereço da entidade no próprio documento. Foram aprovados os parâmetros para a realização de contrato de assessoria jurídica, estabelecendo a mensalidade de R$1.000,00, a ser elevada mensalmente em R$100,00 reais até totalizar R$2.000,00 em fevereiro de 2015. No prazo de 120 dias, deverá ser feita uma avaliação da sustentabilidade financeira do contrato em relação ao número de filiados.

O ponto no qual ocorreu um debate mais amplo aconteceu sobre a conjuntura de mobilização nacional dos docentes das IFES. A partir de calendário deliberado no congresso do ANDES-SN, fomos chamados a nos posicionar sobre os caminhos da mobilização da categoria. Entre os pontos a serem debatidos se encontravam: a) retomada da greve; b) soma de forças com os SPF; c) indicação de propostas sobre estratégias de luta e negociação. Após debate, a assembleia deliberou pelo fortalecimento da mobilização da categoria a partir da realização de assembleias locais em todos os campi, retomando o debate sobre carreira docente e valorização salarial. Para fortalecer este processo, foi indicada a construção de uma pauta comum dos docentes da UFFS, a partir dos problemas identificados na instituição, associando às reivindicações nacionais. Foi definido o dia 10 de abril como dia de mobilização, no qual deverá ocorrer uma nova assembleia dos professores e outras atividades a serem debatidas no âmbito dos campi. Foi identificada a necessidade de estabelecer ações comuns com os técnicos administrativos em educação da UFFS bem como com os demais servidores públicos federais de nossas cidades, em especial dos IFETs. Para a reunião do Setor das IFES do ANDES-SN, a ser realizada entre os dias 29 e 30 de março, foi definida a posição de não retomar a greve neste momento.

Por fim, foram aprovadas duas moções. Uma destinada à Reitoria da UFFS, reivindicando a imediata retomada dos processos referentes às progressões e promoções dos docentes, congelados desde março de 2013. E uma moção de repúdio à invasão da polícia na UFSC [http://sinduffs.net/2014/03/27/nota-de-repudio/]. A assembleia contou com a presença de 47 docentes.

Mobilização dos Docentes – Encaminhamentos da assembleia

a) fortalecimento da mobilização da categoria a partir da realização de assembleias locais em todos os campi, retomando o debate sobre carreira docente e valorização salarial;

b) construir pauta local comum dos docentes da UFFS, a partir dos problemas identificados na instituição, associando às reivindicações nacionais;

c) definição do dia 10 de abril como dia de mobilização com a realização de uma nova assembleia dos professores e outras atividades a serem debatidas no âmbitos dos campi.

d) buscar estabelecer ações comuns com os técnicos administrativos em educação da UFFS bem como com os demais servidores públicos federais das cidades dos campi da UFFS, em especial dos IFETs.