Reitor escolhido por Bolsonaro atacou o STF e afirmou que “um cabo e um soldado resolveriam esta questão”

A Seção Sindical dos Docentes da UFFS (SINDUFFS) protocolou notificações ao STF, MPF e Comissão de Ética Pública da Presidência da República sobre as declarações de Marcelo Recktenvald, reitor não-eleito e escolhido por Bolsonaro, atacando o STF, o Congresso Nacional e outras autoridades. Recktenvald em sua conta do Twitter, na qual se apresenta como Reitor da UFFS, afirmou que o STF era “vergonha nacional” e que “um cabo e um soldado resolveriam esta questão” uma clara alusão à declaração do deputado Eduardo Bolsonaro que ecoa nas manifestações golpistas dos apoiadores de Bolsonaro que defendem a intervenção militar.

Críticas às autoridades constituídas fazem parte da democracia entretanto não pode ser tolerada a apologia da destruição do regime democrático. Enquanto dirigente de autarquia federal, Recktenvald tem ainda outras deveres adicionais na sua relação com os demais poderes. Fica explícita a tentativa de buscar angariar apoio junto a Bolsonaro e Weintraub tendo em vista o amplo rechaço à sua nomeação antidemocrática e à sua gestão entre a comunidade universitária da UFFS. O Conselho Universitário da UFFS, após assembleias consultivas com a comunidade universitária, aprovou proposição de destituição de Recktenvald por 35 votos a 12. O encaminhamento à Presidência da República encontra-se aguardando decisão judicial.

Conheça as notificações enviadas:

Saiba mais sobre o processo de destituição de Marcelo Recktenvald

Acesse: https://sinduffs.org.br/mobilizacao/primavera-uffs/