Venha fazer parte desta construção! Filie-se à SINDUFFS!

Convidamos você, professor e professora da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) a se filiar na Seção Sindical dos Docentes da UFFS. Em um momento de incertezas para as universidades federais, a nossa organização coletiva é mais do que nunca necessária!

A SINDUFFS é parte do ANDES-SN, sindicato nacional que representa os professores das instituições públicas de ensino superior. O Setor das Federais reúne seções de oitenta universidades federais.

Essa atuação em nível nacional é fundamental para uma categoria cuja negociação de salários, carreira e outros temas decisivos ocorre em âmbito federal. Tal estrutura nos permite uma intervenção permanente em Brasília, com presença de membros da diretoria e a atuação de assessorias jurídicas e parlamentares. A atuação nacional nos permite ainda uma intensa articulação com as organizações sindicais da educação, como a FASUBRA e a CNTE. Nesse momento de intensos ataques às universidades, estarmos articulados com as universidades federais de todo o país e com outros setores da educação pública é imprescindível.

A estrutura do sindicato proporciona grande autonomia às suas seções nas universidades, garantindo uma atuação permanente no local de trabalho. Aqui na UFFS, nos constituímos como Seção Sindical em 2012, poucas semanas antes da deflagração da greve das IFES, uma das mais fortes dos últimos anos. Seguimos atuando em pautas internas da universidade e participando dos espaços do ANDES-SN.

No atual cenário, estamos envolvidos na luta contra as medidas autoritárias do governo federal contra as IFES, resistindo à intervenção na UFFS e defendendo a autonomia e a democracia na universidade.

Contamos com Assessoria Jurídica própria e suporte jurídico da Assessoria Jurídica Nacional do ANDES-SN para atender tanto demandas coletivas da categoria quanto individuais. No momento além de ações individuais estamos com uma ação coletiva para retomar na universidade o pagamento do adicional noturno, retirado para os professores com dedicação exclusiva, e ações para o pagamento retroativo da retribuição por titulação aos docentes que vieram a receber a retribuição somente após o diploma, ação judicial para interrupção e ressarcimento de descontos no auxílio-creche, ação civil pública sobre a licença capacitação, ação civil pública sobre a Instrução Normativa n.28, dentre outras ações coletivas e individuais.

Editamos boletins com informações da nossa atuação local e nacional, produzimos vídeos e publicações impressas em campanhas, além de boletins com edições de novos convênios e suas ofertas, no qual divulgamos as parcerias estabelecidas com entidades, empresas e profissionais para proporcionar descontos em vários serviços e produtos. Os convênios são construídos com as contribuições dos núcleos de base organizados e através de sugestões de filiados/as para atendimento das suas demandas locais. Sugestões de novos convênios ou indicações de campanhas de solidariedade durante a pandemia também podem ser enviados para nossa secretaria.

Um dos nossos desafios é como construir uma seção sindical articulada em todos os campi da UFFS. A atual diretoria tem como um dos seus objetivos constituir núcleos de base para fortalecer a presença da SINDUFFS em cada campus da universidade. Para avançar na consolidação da SINDUFFS convidamos as/os colegas a se filiar e assim fortalecer um espaço unitário e diverso de toda a categoria.

O valor da contribuição mensal é de 1% do salário base conforme a tabela e contamos com diversas formas de pagamento: desconto automático na folha de pagamento, débito automático para contas do Banco do Brasil, boletos enviados mensalmente por email, além de depósito ou transferência direta para a conta da SINDUFFS.

A filiação é rápida e pode ser feita online através do formulário disponível em nosso site no seguinte endereço: sinduffs.org.br/filie-se.

Venha defender a nossa categoria, a educação pública, gratuita, laica e de qualidade socialmente referenciada, através de um sindicato classista, combativo e de atuação local e nacional!

Saudações sindicais e universitárias.