A reforma do ensino médio e o golpe na formação da juventude no Brasil — Prof. Regis Clemente da Costa

Nessa terça-feira, dia 7 de março de 2023, o portal Brasil de Fato – Paraná publicou em sua seção de opinião, o texto do professor Regis Clemente da Costa, filiado à SINDUFFS, que aborda a revogação da Reforma do Ensino Médio no Brasil, decretada pelo governo Temer logo após o golpe que destituiu a presidenta Dilma em 2016, e a continuidade dessas medidas pelo governo Bolsonaro.

O professor destaca a importância de lembrar que essas ações são parte de um golpe que favoreceu grupos empresariais, partidos políticos de direita e de extrema direita, grupos religiosos fundamentalistas, segmentos do agronegócio, entre outros. A Reforma do Ensino Médio fazia parte de um conjunto de medidas que atacavam direitos sociais e visavam garantir a ampliação dos lucros dos capitalistas.

As manifestações contra a reforma alertavam para o desmonte da educação pública e a fragilização da formação humana e do pensamento crítico. A implementação da Reforma do Ensino Médio em 2022 evidenciou a interferência empresarial na reforma educacional brasileira.

Nesse sentido, a Reforma do Ensino Médio foi um duro golpe na formação da juventude brasileira e, portanto, concordando com o presidente Lula, que considera Temer um golpista, o caminho deve ser a revogação da reforma e, para garantir que isso ocorra, o fortalecimento das mobilizações é urgente.

A publicação pode ser lida na íntegra aqui:
OPINIÃO | A reforma do ensino médio e o golpe na formação da Juventude no Brasil (Brasil de Fato PR)