Primavera UFFS
Entenda o processo de destituição de Marcelo Recktenvald, uma luta de toda a comunidade universitária da UFFS. Confira o vídeo!
Linha do Tempo
-
19/09/19 - Quinta-feira
8ª Sessão Ordinária do Conselho Universitário da UFFS aprova acordo proposto pelo Movimento Ocupa UFFS e convoca Sessão Especial para apreciar o pedido de destituição de Marcelo Recktenvald para o dia 30 de setembro.A sessão será precedida, na semana dos dias 23 a 27 de setembro, de assembleias da comunidade universitária em todos os campi. Aceito o compromisso no CONSUNI, a assembleia dos ocupantes decidiu por iniciar o processo de desocupação.
Diferente do que havia se comprometido perante a audiência com a juíza, Marcelo Recktenvald não incluiu o ponto da negociação com o Movimento Ocupa UFFS na pauta da sessão.
Quando os membros da comissão de negociação propuseram que fosse votado, ele se opôs, levando a um longo debate sobre o tema, resolvido por meio de votação: 43 votos favoráveis à inclusão na pauta, 4 contrários e 3 abstenções. A proposta de acordo foi debatida no Conselho e após alguns ajustes foi aprovada em sua totalidade. Abaixo os pontos aprovados:
Decisões do Conselho Universitário a partir de proposta de acordo do Movimento Ocupa UFFS 1. Convocação de sessão especial do Conselho Universitário no dia 30 de setembro para deliberação da proposição à Presidência da República de destituição de Marcelo Recktenvald do cargo de Reitor. 2. Convocação de assembleia da comunidade universitária para, em caráter consultivo, se manifestar sobre a proposta de destituição de Marcelo Recktenvald do cargo de Reitor, a qual deverá ocorrer antes da sessão mencionada no item 1. 3. Convocação de sessão especial do Conselho Universitário para deliberação sobre a adesão ou não da UFFS ao programa Future-se, a qual deverá ocorrer até a data limite de 31 de outubro de 2019. 4. Convocação de assembleia da comunidade acadêmica para, em caráter consultivo, se manifestar sobre a adesão ou não da UFFS ao programa Future-se, a qual deverá ocorrer antes da sessão mencionada no item 3. 5. Compromisso do Conselho Universitário de não haver prejuízos disciplinares e acadêmicos aos estudantes e aos servidores devido ao envolvimento em manifestações.
-
17/09/19 - Terça-feira
A partir de levantamento realizado pelo SINDTAE, ocupantes atendem às principais demandas dos técnicos em exercício no prédio da Reitoria.
-
16/09/19 - Segunda-feira
Reunião da Comissão de Negociação do CONSUNI com comissão do Movimento Ocupa UFFS. O SINDTAE realiza levantamento com técnicos em exercício no prédio da Reitoria, ocupantes atendem às principais demandas.
-
13/09/19 - Sexta-feira
Sessão Extraordinária do CONSUNI aprova criação da Comissão de Negociação para dialogar com os ocupantes e repudia por meio de moção a nomeação de Marcelo Recktenvald para o cargo de Reitor.
Cinco minutos antes do horário marcado da Sessão do CONSUNI, Marcelo Recktenvald emite documento cancelando a sessão.
No horário marcado e com 35 conselheiros presentes, o Conselho derruba o cancelamento e mantém a sessão. Ali os conselheiros tomaram posse e aprovaram a criação de uma comissão de negociação para dialogar com o Movimento Ocupa UFFS. O Conselho ainda aprovou três documentos: moção de repúdio à nomeação de Marcelo Recktenvald, moção de agradecimento a todas as manifestações contrárias à referida nomeação e uma moção especial de agradecimento à Assembleia Legislativa de Santa Catarina e à Universidade Federal de Santa Catarina pela sua defesa da democracia na UFFS.
-
12/09/19 - Quinta-feira
Assembleia dos Docentes da UFFS delibera por reivindicar ao CONSUNI a aprovação do pedido de destituição de Marcelo Recktenvald do cargo de Reitor.
Principais deliberações:
- Reivindicar ao CONSUNI que aprove pedido de destituição de Marcelo Recktenvald;
- Não aceitar cargos escolhidos por Marcelo Recktenvald;
- Que todas as comunicações da Seção Sindical dirigidas à universidade serão remetidas ao CONSUNI, portanto, solicita-se que o Conselho nomeie comissão de diálogo com a SINDUFFS;
- Reafirmar o apoio à ocupação da Reitoria e às lutas protagonizadas pelos estudantes contra a nomeação arbitrária de Marcelo Recktenvald para o cargo de Reitor da UFFS;
- Apoiar à luta dos professores e técnicos e combater qualquer forma, explícita ou velada, de perseguição aos servidores.
-
10/09/19 - Terça-feira
A partir de convite do Movimento Pró-Universidade ocorreu reunião de membros da UFFS e da comunidade regional oriundos de diversos coletivos.
Audiência de conciliação na sede da Justiça Federal
Ocupantes mediante um interlocutor reivindicam que Marcelo renuncie e declaram sua disposição para negociar com o Conselho Universitário da instituição. Membros do Conselho presentes na audiência informam a convocação de uma sessão extraordinária do CONSUNI para a sexta-feira, dia 13, para constituir comissão de negociação com os ocupantes. Ao ser informado, Marcelo Recktenvald define a convocação da reunião pelos conselheiros como “motim” e Jeferson Saccol, então membro da equipe de transição e posteriormente nomeado Pró-Reitor de Graduação, ameaça a universidade caso continue a situação de “caos” com uma intervenção de verdade que cassará os direitos do Conselho da Universidade. A reunião termina sem acordo, ficando definido que o CONSUNI deverá ser a instância para o estabelecimento do acordo.
— Audiência entre interventor da UFFS e estudantes acontece hoje em Chapecó/SC – Desacato
— Reunião entre estudantes e reitoria da UFFS busca conciliaçãoo em Chapecó – ND Mais
— Audiência de conciliação sobre a reitoria ocupada da UFFS, em Chapecó, termina sem solução – G1
-
09/09/19 - Segunda-feira
Aulas públicas continuam na Reitoria Ocupada com destaque para a Semana Acadêmica “Resistir: verbo transitivo” promovida pelo Curso de Letras.
— Programação das Aulas Públicas da Semana na Reitoria Ocupada – SINDUFFS
-
07/09/19 - Sábado
Grito dos Excluídos com a participação dos ocupantes.
— 7 de setembro: Em Chapecó, um Grito de desmontar palanque – Desacato
-
06/09/19 - Sexta-feira
Juíza nega a reintegração de posse via liminar e se dirige à ocupação para dialogar com os ocupantes junto com representante do Ministério Público. Fica marcada a audiência de conciliação para a semana seguinte.
— Justiça nega pedido de reintegração de posse de prédio da reitoria da UFFS – SINDUFFS
— Docentes da UFFS entram em estado de greve e paralisam atividades nos dias 10 e 11 – Desacato
— Justiça nega pedido de reintegração da reitoria da UFFS – Clic RDC
-
05/09/19 - Quinta-feira
Realização de Ato Unificado no prédio da Reitoria da UFFS e recepção de Marcelo Recktenvald no aeroporto, com a participação de estudantes, docentes, técnico-administrativos, coletivo indígena, sindicatos, movimentos sociais e comunidade externa.
Antes de estabelecer qualquer negociação com os ocupantes do prédio da Reitoria, Marcelo Recktenvald entra com ação de reintegração de posse via liminar.
— Ato Contra a Intervenção na UFFS! Em Defesa da Universidade Pública e Democrática! – SINDUFFS
— Erechim: Frente ampla em defesa da democracia, da UFFS e Educação pública – SINDUFFS
— Chapecó: O Portal Desacato acompanha a chegada do interventor da UFFS – Desacato
-
04/09/19 - Quarta-feira
Assembleia da Comunidade Universitária da UFFS na quadra da Reitoria em Chapecó.
Frente Ampla em Defesa da Democracia, da UFFS e Educação Pública em Erechim.
-
03/09/19 - Terça-feira
Assembleia dos Técnicos-Administrativos da UFFS delibera pelo repúdio e não reconhecimento da nomeação de Marcelo Recktenvald e demais interventores. Em Chapecó, acontece noite de debate sobre o Futura-se.
— Nota de repúdio à nomeação de não eleitos para reitoria da UFFS – SINDTAE
— Reitor nomeado por Bolsonaro na UFFS, dava aula de espiritualidade e coaching – Desacato
— Manifesto da Agricultura Familiar sobre a nomeação do reitor da UFFS – Desacato
-
02/09/19 - Segunda-feira
A Assembleia dos/as Docentes da UFFS delibera pelo repúdio e não-reconhecimento da nomeação de Marcelo Recktenvald.
— Docentes da UFFS em assembleia repudiam e não reconhecem a nomeação de Recktenvald – SINDUFFS
-
31/08/19 - Sábado
Ato de apoio à luta dos estudantes e em defesa da democracia.
— Reitoria da UFFS é ocupada e estudantes organizam ato para hoje, 14 horas – Desacato
-
30/08/19 - Sexta-feira
A nomeação de Marcelo Recktenvald é publicada no Diário Oficial da União às 4 horas da manhã. Assembleia dos estudantes de Chapecó delibera pela ocupação imediata do prédio da Reitoria contra a nomeação arbitrária.
— Comunidade Acadêmica da UFFS de Chapecó realiza manifestação de repúdio pela nomeação – Desacato
— Nota de Repúdio da Diretoria da SINDUFFS à nomeação de interventor na UFFS – SINDUFFS
-
28/08/19 - Quarta-feira
A última sessão do mandato 2017-2019 se reúne e homologa o resultado das eleições dos novos conselheiros, cujo mandato de dois anos se inicia no dia 1º de setembro e se estende até 2021. Na mesma sessão, a partir de pedido da SINDUFFS e SINDTAE, foi incluído como ponto de pauta a discussão do processo de sucessão da Reitoria.